Autárquicas. Sucessão de Eduardo Vítor divide socialistas de Gaia

| Norte
Hugo André Costa

A dois anos das eleições autárquicas, o Partido Socialista começa a discutir os primeiros nomes para uma candidatura à Câmara Municipal de Gaia. Miguel Lemos Rodrigues e João Paulo Correia são os nomes mais fortes.

Na reta final do último mandato – tomou posse pela primeira vez, em 2013 – Eduardo Vítor Rodrigues está a dois anos de abandonar o gabinete da presidência da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

Nos meandros do PS, vão surgindo os primeiros nomes para uma possível corrida às autárquicas de 2025. As eleições para a concelhia socialista, apontadas para o início do próximo ano, aceleram o calendário e pressionam os potenciais candidatos a posicionar-se.

O nome mais comentado é o de Miguel Lemos Rodrigues. Fonte próxima do presidente do Conselho de Administração das Águas de Gaia assegura que Lemos tem vontade e disponibilidade de suceder Eduardo Vítor Rodrigues, desde que venha a receber o aval do incumbente, e o Porto Canal sabe que a candidatura à concelhia do partido é praticamente certa.

Outro nome apontado por dirigentes locais do partido ao Porto Canal é o do Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Correia. Presença assídua em eventos e iniciativas em Gaia – esteve, inclusive, esta sexta-feira, no Dia Europeu sem Carros –, e com passado na vida política e social gaiense, o nome do membro do governo vai ganhando cada vez mais força. Ao Porto Canal, Valentim Miranda, vereador com o pelouro do ambiente urbano e espaço público, confirma que as autárquicas de 2025 foram tema em cima da mesa na tarde desta sexta-feira. Um autarca socialista apontou-o mesmo como a solução mais clara para o cargo. Contactado pelo Porto Canal, João Paulo Correia desmente e garante que a hipótese não passa de opiniões de militantes. O Secretário de Estado do Desporto e da Juventude assegura estar focado no exercício da atividade governativa e não se posiciona, por enquanto, em relação às eleições partidárias.

Hipótese menos provável é Isabel Oneto, atual líder da concelhia socialista de Vila Nova de Gaia e, simultaneamente, Secretária de Estado da Administração Interna. Também Marina Mendes, ‘vice’ da autarquia de Gaia tem sido apontada, embora com menos força.

Fora de jogo está, desde já, Patrocínio Azevedo, ex-vice-presidente da Câmara. Embora tendo assumido no passado a disponibilidade para suceder a Eduardo Vítor Rodrigues na liderança da autarquia, foi constituído arguido, no âmbito da Operação Babel, e está ainda detido no Estabelecimento Prisional do Porto, em Custóias.

Provável recandidato à distrital do PS, Eduardo Vítor Rodrigues deverá manter-se neutro face às divisões na concelhia de Gaia.

+ notícias: Norte

Suspeito de esfaquear homem em Vila do Conde ficou em prisão preventiva

Um homem de 29 anos suspeito de crimes de ofensas à integridade física grave foi detido pela GNR em Vila do Conde e irá aguardar julgamento em prisão preventiva, informou esta quarta-feira o Comando Territorial do Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.