Revelada causa do despiste de autocarro na Galiza que matou sete pessoas 

Revelada causa do despiste de autocarro na Galiza que matou sete pessoas 
| Mundo
Porto Canal

De acordo com a imprensa galega, a Guardia Civil espanhola aponta o excecesso de velocidade como a causa para o acidente que, na noite de consoada do ano passado, fez sete mortos, após um autocarro ter-se despistado e caído ao rio Lérez, na localidade de Cerdedo-Cotobade, na Galiza.

A investigação das autoridades contradiz assim a versão do condutor da viatura que, desde a primeira instância, negou esse cenário. As perícias levadas a cabo dizem agora que o excesso de velocidade deverá ter precipitado o trágico incidente. 

O homem, com 62 anos de idade, frisou a “aquaplanagem” do veículo como única causa da tragédia, garantindo, desde logo, que fez a última curva a uma velocidade “inferior a 80 quilómetros por hora”. No entanto, disse, “a água corria como uma enchente naquele ponto”. “O piso ficou escorregadio e as luzes de avaria no painel de bordo acenderam-se. O veículo ficou descontrolado”, reiterou o motorista. 

O autocarro da empresa “Monbus” que transportava oito passageiros caiu ao rio Lérez, de uma altura de 29 metros, na região galega de Cerdedo-Cotobade, Pontevedra, na véspera de Natal, na estrada nacional 541, ao quilómetro 67 na direção de Pontevedra, ao passar pela cidade de Pedre. Sete pessoas morreram e o próprio condutor do veículo ficou ferido, tendo o teste de álcool e drogas dado negativo.

 

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.