Tribunal esclarece que providência cautelar não impede trasladação de Eça para Lisboa

Tribunal esclarece que providência cautelar não impede trasladação de Eça para Lisboa
| Norte
Porto Canal

O Supremo Tribunal Administrativo esclareceu esta quinta-feira que aceitou o pedido de providência cautelar de familiares de Eça de Queiroz, mas que ainda não houve qualquer decisão que impeça a trasladação dos restos mortais do escritor para Lisboa.

Segundo fonte daquele tribunal ouvida pela Lusa, o pedido de providência cautelar deu entrada na quarta-feira, tendo sido já citado o presidente da Assembleia da República para se pronunciar, no exercício do contraditório.

Este esclarecimento do STJ contraria a informação que foi prestada à Lusa por António Fonseca, ex-presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz do Douro, localidade onde está sepultado o escritor desde 1989.

Segundo António Fonseca, aquele tribunal superior tinha suspendido todos os atos relacionados com a trasladação dos restos mortais de Eça de Queiroz para o Panteão Nacional, no âmbito de da referida providência cautelar que foi interposta por familiares do escritor.

A resolução que concede honras de Panteão Nacional a Eça de Queiroz, uma iniciativa da fundação que evoca o autor, impulsionada pelo grupo parlamentar do PS, foi aprovada, por unanimidade, em plenário, no dia 15 de janeiro de 2021.

A cerimónia oficial de trasladação está marcada para quarta-feira, dia 27.

+ notícias: Norte

Chuva regressa ao Norte no primeiro fim de semana do ano

Depois de algumas semanas com tempo seco e temperaturas baixas, a precipitação regressa, este fim de semana, ao Norte de Portugal, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Câmara de Famalicão investe 20 milhões na requalificação e ampliação de escola secundária

A Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, em Joane, Vila Nova de Famalicão, vai sofrer obras, nos próximos 16 meses, de ampliação e requalificação, orçadas em 20 milhões de euros, foi esta sexta-feira anunciado.

Trânsito cortado no antigo IP5 em Viseu a partir de segunda-feira

O trânsito no antigo Itinerário Principal (IP) 5 ficará cortado na zona do distrito de Viseu a partir de segunda-feira devido à realização de trabalhos de reparação do pavimento, informou esta sexta-feira a Infraestruturas de Portugal (IP).