Governo vai aprovar enquadramento do processo de privatização da TAP dia 28, anuncia Costa

Governo vai aprovar enquadramento do processo de privatização da TAP dia 28, anuncia Costa
| País
Porto Canal/Agências

O primeiro-ministro anunciou esta terça-feira, na Assembleia da República, que o Governo vai aprovar no Conselho de Ministros do próximo dia 28 o diploma que irá estabelecer o enquadramento do processo de privatização da TAP.

Este passo do executivo em relação ao processo de privatização da TAP foi transmitido por António Costa no discurso inicial que proferiu no debate parlamentar da moção de censura do Chega ao Governo.

Na parte final da sua intervenção, o primeiro-ministro referiu-se à atual situação económico-financeira da transportadora aérea nacional.

“Como reconhece a Comissão Europeia, estamos a implementar o plano de reestruturação com sucesso e posso confirmar que, na próxima semana, aprovaremos o diploma que estabelece o enquadramento da privatização da TAP, defendendo a companhia e os interesses de Portugal e dos portugueses”, declarou António Costa.

Antes, neste ponto da sua intervenção, o líder do executivo procurou salientar que, no ano passado, “a TAP não só não deu prejuízo, como apresentou lucros”.

“Este ano, já foram transportados 7,6 milhões de passageiros no primeiro semestre, atingindo já o valor de 96% dos passageiros transportados no período pré pandemia” da covid-19, acrescentou.

+ notícias: País

Futuro da TAP. CEO da companhia diz que aposta será no aeroporto do Porto

O aeroporto do Porto será a solução à vista para o crescimento da companhia aérea portuguesa na próxima década.

Assim que puder haver um alargamento da frota, a Tap poderá mesmo ter o Norte à vista no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, segundo admite o CEO da companhia. 

Ministro da Saúde diz que há 44 anos que urgências funcionam graças às horas extra

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, afirmou esta segunda-feira em Matosinhos que nos últimos 44 anos só foi possível que as urgências funcionassem porque os médicos aceitaram fazer um número muito elevado de horas extraordinárias.

Costa anuncia fim em 2024 da taxa especial para novos residentes não habituais

O primeiro-ministro anunciou esta segunda-feira que em 2024 acabará a taxa especial para novos residentes não habituais e considerou que os manifestantes pela habitação têm argumentos opostos aos do Presidente da República, PSD e CDS.