Centenas de deslocados em Itália devido a sismo de magnitude 4.8

Centenas de deslocados em Itália devido a sismo de magnitude 4.8
Foto: ANSA
| Mundo
Porto Canal / Agências

Centenas de famílias foram deslocadas devido ao terramoto de magnitude 4.8 que atingiu esta segunda-feira de manhã as regiões italianas de Toscana e Emilia Romagna (centro-norte), informaram fontes locais, após um primeiro levantamento de casas potencialmente inseguras.

Segundo a agência noticiosa italiana Ansa, só numa cidade, Tredozio, há 140 edifícios onde estão a ser feitas verificações de estabilidade na sequência do terramoto, disse o governo provincial de Forli-Cesena.

“Teme-se que o número de famílias desalojadas possa ascender a várias centenas", declarou o presidente da província e presidente da Câmara de Cesena, Enzo Lattuca.

"Os meus colegas presidentes de câmara estão agora a providenciar o primeiro acolhimento e o alojamento adequado para as dezenas de famílias que ficaram fora das suas casas"”, acrescentou.

Para já, não há relatos de quaisquer vítimas.

 

+ notícias: Mundo

Comissão Europeia lança base de dados para obrigar redes sociais a serem transparentes

A Comissão Europeia lançou esta terça-feira uma Base de Dados sobre Transparência da Lei dos Serviços Digitais, que visa garantir que plataformas digitais, como redes sociais, fornecem "informações claras e específicas" aos seus utilizadores, dada a nova legislação comunitária.

Guterres alerta para "nova e preocupante" corrida às armas nucleares

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, alertou esta terça-feira para um possível aumento dos arsenais nucleares, numa "nova e preocupante corrida armamentista" não registada há décadas, com armamento mais "rápido, preciso e furtivo".

Justiça russa rejeita recurso de Navalny e envia-o para cadeia de alta segurança

A justiça russa rejeitou hoje o recurso do opositor Alexei Navalny contra a sua condenação a 19 anos de prisão por extremismo, um veredicto que deverá enviá-lo para uma cadeia com condições ainda mais duras.