Setor das bicicletas bate recordes. Portugal é o maior exportador da União Europeia

Setor das bicicletas bate recordes. Portugal é o maior exportador da União Europeia
| País
Porto Canal

Portugal continua a ser o maior exportador de bicicletas na Europa. No primeiro semestre deste ano, o setor faturou mais de 382 milhões de euros, uma subida de 11,9% face ao período homólogo.

A descida do IVA dos velocípedes de 23% para 6% terá estado na origem deste aumento nas exportações.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), 2022 foi o melhor ano em termos de exportações. Contudo, pode dizer-se que a tendência se manteve em 2023, já que a receita gerada no primeiro semestre do ano já ultrapassa metade da receita do ano anterior.

Portugal exporta principalmente para a Alemanha, França e Espanha.

A Decathlon e a Sport Zone confirmaram, em declarações ao JN, que a bicicleta é um dos meios mais procurados, havendo preferência pelos modelos elétricos.

No primeiro semestre do ano, a venda de bicicletas elétricas gerou cerca de 159,9 milhões de euros.

O Governo disponibiliza verbas para apoiar a compra de bicicletas, contudo este apoio já se está quase a esgotar. Ainda há margem para o receber no caso de compra de bicicletas convencionais.

O setor está em constante crescimento, no entanto o mercado ainda está a sofrer com a acumulação de stock, provocada pelo aumento de preços e juros durante a pandemia.

+ notícias: País

Concorrência elogia Relação por confirmar abuso da EDP apesar de reduzir coima

A Autoridade da Concorrência (AdC) destacou esta terça-feira o facto de o Tribunal da Relação de Lisboa confirmar a condenação da EDP Produção por abuso de posição dominante, apesar de reduzir a coima de 48 para 40 milhões de euros.

Portugal sinalizado por tráfico de seres humanos, armas e droga

O tráfico de seres humanos, armas e droga são as principais ameaças criminosas em Portugal, segundo um relatório divulgado pela Iniciativa Global Contra o Crime Organizado Transnacional, que aponta ainda riscos na criminalidade económico-financeira e no cibercrime.

PSP marca presença no novo ano letivo. Houve 1.309 ações de prevenção nas escolas

A PSP terminou a primeira de 11 operações nacionais programadas para o ano letivo 2023/2024, que envolveu 1.929 polícias e 1.309 ações de prevenção e erradicação de comportamentos de risco e crimes.