Setor das bicicletas bate recordes. Portugal é o maior exportador da União Europeia

Setor das bicicletas bate recordes. Portugal é o maior exportador da União Europeia
| País
Porto Canal

Portugal continua a ser o maior exportador de bicicletas na Europa. No primeiro semestre deste ano, o setor faturou mais de 382 milhões de euros, uma subida de 11,9% face ao período homólogo.

A descida do IVA dos velocípedes de 23% para 6% terá estado na origem deste aumento nas exportações.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), 2022 foi o melhor ano em termos de exportações. Contudo, pode dizer-se que a tendência se manteve em 2023, já que a receita gerada no primeiro semestre do ano já ultrapassa metade da receita do ano anterior.

Portugal exporta principalmente para a Alemanha, França e Espanha.

A Decathlon e a Sport Zone confirmaram, em declarações ao JN, que a bicicleta é um dos meios mais procurados, havendo preferência pelos modelos elétricos.

No primeiro semestre do ano, a venda de bicicletas elétricas gerou cerca de 159,9 milhões de euros.

O Governo disponibiliza verbas para apoiar a compra de bicicletas, contudo este apoio já se está quase a esgotar. Ainda há margem para o receber no caso de compra de bicicletas convencionais.

O setor está em constante crescimento, no entanto o mercado ainda está a sofrer com a acumulação de stock, provocada pelo aumento de preços e juros durante a pandemia.

+ notícias: País

Bragança entre os seis distritos em alerta amarelo devido ao frio

Lisboa, Setúbal e Santarém estão entre os seis distritos de Portugal continental já em aviso amarelo devido ao tempo frio, anunciou na segunda-feira à noite o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.