Setor do leite. Estudo revela prática desleal de dumping em 2022

| Economia
Porto Canal

No ano passado, o preço final de venda do leite foi inferior aos custos de produção, o que configura uma prática desleal. O Observatório de Preços identificou a prática de 'dumping' no setor, através de um estudo realizado nos meses de abril e maio.

É uma prática proibida por lei em Portugal. Ainda assim, em 2022, o preço final de venda do leite foi “inferior aos custos de produção”, o que configura uma prática desleal de dumping.
São as conclusões de um estudo realizado nos meses de abril e maio no âmbito do observatório de preços do sector agro-alimentar, a que o jornal público teve acesso.

Para tal foi realizada uma análise do peso de cada elo da cadeia na construção do valor final do leite e ainda aos custos que contribuem para o valor final. Face a essa análise foram registadas grandes diferenças nos custos alimentares entre explorações com produção própria de alimentação e as explorações que compram a alimentação fora.

O cenário internacional, nomeadamente o eclodir da guerra na Ucrânia, levou a dificuldades no ajuste dos custos de alimentação aos preços de mercado. O estudo do observatório de preços dá ainda nota que as margens são muito baixas em todos os elos da cadeia do leite, nomeadamente por se tratar de um produto pouco diferenciado e muito exposto ao mercado mundial.

Nos anos em análise registou-se uma alteração substancial dos preços pagos à produção e um aumento do preço do leite de aproximadamente 73%. Ainda assim, a produção de leite em Portugal nos últimos anos tem-se mantido estável. Por outro lado, o consumo de leite caiu 20,3% nos últimos 10 anos, mostrando uma instabilidade com tendência decrescente.

+ notícias: Economia

Combustíveis vão ficar mais caros na próxima semana. Conheça as previsões

A próxima semana vai trazer más notícias para os condutores. Os preços do gasóleo e da gasolina vão aumentar esta segunda-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.