Kim Jong-un "impressionado" com fábricas russas de produção de aeronaves

Kim Jong-un "impressionado" com fábricas russas de produção de aeronaves
| Mundo
Porto Canal / Agências

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, ficou "impressionado" com a visita, na sexta-feira, a duas fábricas de produção de aeronaves na região de Khabarovsk, no leste da Rússia, informou hoje a agência de notícias estatal KCNA.

Kim Jong-un manifestou "profundo respeito pela tecnologia de aviação russa" e assegurou, no livro de visitas, que testemunhou o "rápido desenvolvimento" e "gigantesco potencial" da indústria russa, ainda segundo a agência.

O líder norte-coreano visitou uma das "principais instalações de produção de aeronaves", disse o ministro da Indústria e Comércio da Rússia.

"Vemos o potencial de cooperação tanto no campo do fabrico de aeronaves como em outras indústrias", sublinhou Denis Manturov.

"Isto é especialmente importante para cumprir as tarefas que os nossos países enfrentam para alcançar a soberania tecnológica", acrescentou o dirigente russo.

No entanto, segundo a presidência russa, nenhum acordo foi assinado entre os dois países durante a visita do líder norte-coreano ao país.

"Não foi assinado nenhum acordo, e isso não estava previsto", disse na sexta-feira o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, aos jornalistas em Moscovo, citado pela agência de notícias France-Presse (AFP).

Os Estados Unidos disseram suspeitar que a Rússia quer comprar armas a Pyongyang para usar na guerra contra a Ucrânia, enquanto a Coreia do Norte quer adquirir tecnologias para os programas nuclear e de mísseis.

Washington advertiu Pyongyang de que sofrerá consequências se contribuir para o esforço de guerra da Rússia na Ucrânia.

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, reuniu-se com Kim Jong-un na quarta-feira no cosmódromo de Vostochny, no extremo oriente russo.

+ notícias: Mundo

Líderes do G7 condenam unanimemente "ataque sem precedentes" do Irão a Israel

Os líderes do G7, o grupo dos países mais ricos do mundo, “condenaram unanimemente o ataque sem precedentes do Irão a Israel”, afirmou este domingo o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, no final da reunião.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.