Moreira considera “um sucesso” primeiro ano de funcionamento do Bolhão no Porto

Moreira considera “um sucesso” primeiro ano de funcionamento do Bolhão no Porto
| Norte
Porto Canal/Agências

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, considerou esta sexta-feira "um sucesso" o primeiro ano de funcionamento do Mercado do Bolhão, por onde passaram mais de 5,5 milhões de pessoas, salientando que genericamente os comerciantes estão mais contentes.

“Acho que tem sido um sucesso. As pessoas estão contentes, têm vendido bem e acho que devolvemos o mercado à cidade que era algo que andávamos há 40 anos a tentar fazer”, afirmou Rui Moreira, antes de uma visita ao mercado que esta sexta-feira assinala o primeiro ano de atividade desde as obras de reabilitação.

Em declarações aos jornalistas, o autarca independente afirmou que o renovado Bolhão “era o mercado que as pessoas queriam” e destacou as condições de higiene e segurança, bem como a adesão dos visitantes.

Desde a reabertura, passaram pelo mercado centenário mais de 5,5 milhões de portugueses e turistas.

Questionado sobre as críticas apontadas pelos comerciantes relativamente às condições e regras de funcionamento, Rui Moreira considerou as mesmas “normalíssimas”, dizendo que, aquando da transferência dos comerciantes para o Mercado Temporário devido às obras, avisou-os de que iam ficar mal-habituados.

“Quando os comerciantes foram para o Mercado Temporário chamei a atenção e disse-lhes: ‘vocês vão ficar mal-habituados’, porque no Mercado Temporário era um centro comercial”, referiu, dizendo, no entanto que, “genericamente as pessoas estão mais contentes”.

Também questionado sobre a “perda de identidade” do novo espaço, referida por alguns comerciantes, e a presença maioritariamente de turistas no Bolhão, o autarca observou que “menos de 10%” dos que frequentam o mercado são efetivamente da cidade do Porto.

“Uma cidade como o Porto é uma cidade contemporânea e cosmopolita”, notou, acrescentando que a identidade do antigo Bolhão era a presença de “gatos em cima do peixe” ou “gaivotas a fazer as suas necessidades”.

“Acho que isso não seja identidade, acho que identidade é coisa bem diferente”, referiu.

Uma consulta realizada pela associação Bolha de Água a 58 dos 72 comerciantes com bancas no mercado revela esta sexta-feira que a maioria está descontente com a atual gestão assegurada pela empresa municipal GO Porto.

Em declarações à Lusa, a vice-presidente da GO Porto, Cátia Meirinhos, destacou que a empresa tem envolvido e ouvido os comerciantes na gestão do mercado e que está disponível para continuar a fazê-lo.

“Os nossos níveis de satisfação foram de 70% [inquérito interno], são positivos, mas mesmo assim queremos alcançar mais, o nosso objetivo é ir ao encontro dos 100%. Conjuntamente com todos os comerciantes temos vindo a detetar, outras até informadas pelos comerciantes, melhorias que o mercado necessita”, referiu.

Com 79 bancas, 38 lojas e 10 restaurantes, o Bolhão acomoda os frescos no piso térreo e os restaurantes no piso superior.

Neste momento, estão em funcionamento 76 das 79 bancas, sete dos 10 restaurantes e 26 das 38 lojas.

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