Foi há um ano que o renovado Mercado do Bolhão voltou a abrir portas
Porto Canal
Há precisamente um ano, a 15 de setembro de 2022, as portas do renovado Mercado do Bolhão abriam-se para vendedores e clientes que, tão ansiosamente, esperaram pelo fim das obras de reabilitação.
Foi Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, quem deu a rentrée da inauguração do mercado centenário. Na cerimónia de boas-vindas ao novo Bolhão, o autarca confessou que a reabertura de portas do espaço foi marcada pela “cumplicidade com os comerciantes”.
Além disso, lembrou que o espaço teria que ser “capaz de concorrer com o que há de melhor com os supermercados e com as grandes superfícies”
O Mercado do Bolhão fechou portas em maio de 2018. Foi nessa data que arrancaram as obras de restauro de reabilitação do edifício. “A empreitada iniciou-se quando finalmente houve a decisão por parte do município do Porto em fazer a reabilitação. Claramente que se optou pela continuidade de um mercado de frescos, pela continuidade de um espaço municipal”, explicou em vésperas da abertura Cátia Meirinhos, vice-presidente da empresa municipal GO Porto.
O projeto arquitetónico
O projeto que acabou por ganhar forma e que deu origem ao renovado Mercado do Bolhão é o resultado da aprendizagem, a partir de outros projetos passados, admitia ao Porto Canal em vésperas da abertura Nuno Valentim, arquiteto escolhido para a reabilitação.
“Nestes últimos 30 anos, existiram quatro projetos, quatro visões, quatro modelos de mercado prontos a serem construídos. Nós tivemos o privilégio de vir no fim e de aprender com os projetos que antecederam. Todos eles”, afirmou.
As obras de reabilitação do Mercado do Bolhão terminaram a 12 de abril de 2022. A empreitada, que foi adjudicada por pouco mais de 22,3 milhões de euros, acabou por custar ao município mais 15%, ou seja, 26 milhões de euros. A empreitada teve financiamento do programa comunitário de apoio ‘Norte 2020’ no valor de 14,9 milhões de euros.