Padre português é o novo diretor de revista internacional dos jesuítas

Padre português é o novo diretor de revista internacional dos jesuítas
Foto: Eclesia
| Mundo
Porto Canal / Agências

O padre português Nuno da Silva Gonçalves vai ser, a partir de 1 de outubro, o novo diretor da revista La Civiltà Cattolica, substituindo no cargo o jesuíta italiano Antonio Spadaro, informou esta quinta-feira a Companhia de Jesus.

Nuno da Silva Gonçalves, foi nomeado pelo Superior Geral dos Jesuítas para dirigir a revista La Civiltà Cattolica, “emblemática publicação dos jesuítas em Itália e uma das publicações mais antigas do mundo”, segundo informação da Província Portuguesa da Companhia de Jesus.

A revista La Civiltà Cattolica foi fundada em 1850 por um grupo de jesuítas e debruça-se sobre os temas da fé e da cultura, incluindo reflexões sobre ciência, religião, política ou história. Publicada quinzenalmente em italiano, tem edições em inglês, espanhol, francês, chinês, coreano, japonês, russo, e, desde 2022, inclui também uma edição em português que sai de dois em dois meses.

“Dada a proximidade com os Papas, a revista dos jesuítas em Itália é muitas vezes encarada como o ‘órgão oficioso’ do Vaticano, onde são publicados artigos que vão ao encontro das preocupações e prioridades da Santa Sé”, acrescenta a informação hoje divulgada.

Face à nomeação, o jesuíta português disse querer uma “uma revista capaz de falar a todos. Num mundo dividido, ferido e necessitado de cura, paz e reconciliação, La Civiltà Cattolica propõe a todos uma mensagem de esperança, empenhando-se numa leitura cristã do mundo de hoje e com um olhar voltado para o futuro”.

Nuno da Silva Gonçalves integrava o Colégio de Escritores da La Civiltà Cattolica desde o início de 2023, depois de, no verão do ano passado, ter terminado a sua missão como reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, função que exercia desde 2016.

Natural de Lisboa, onde nasceu em 1958, é licenciado em Filosofia e Humanidades, Teologia e doutorado em História Eclesiástica. Chegou a exercer as funções de Superior Provincial da Província Portuguesa da Companhia de Jesus.

+ notícias: Mundo

Líderes do G7 condenam unanimemente "ataque sem precedentes" do Irão a Israel

Os líderes do G7, o grupo dos países mais ricos do mundo, “condenaram unanimemente o ataque sem precedentes do Irão a Israel”, afirmou este domingo o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, no final da reunião.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.