Costa visita renovado Liceu Alexandre Herculano e elogia “trabalho conjunto” entre Governo e autarquia

Costa visita renovado Liceu Alexandre Herculano e elogia “trabalho conjunto” entre Governo e autarquia
| Porto
Porto Canal

O primeiro-ministro António Costa destacou a importância da parceria entre o Governo, a Câmara Municipal e os fundos comunitários na reabilitação do antigo liceu Alexandre Herculano, no Porto, onde esteve na manhã desta quarta-feira, juntamente como o ministro da Educação, para visitar o novo edifício cujo investimento total supera os 14 milhões de euros.

“É um bom exemplo de como o trabalho em conjunto é fundamental para transformar o que é necessário nas escolas”, afirmou Costa, depois de visitar laboratórios, de assistir a atuações musicais e a peças de teatro, e de se encontrar com estudantes surdos.

Também após a visita, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, salientou que, apesar das críticas apontadas, “parece hoje claro que a descentralização de competências na educação não só é possível como desejável”.

Depois de muitos anos de “degradação física, pedagógica e reputacional”, Rui Moreira destacou que a Escola Alexandre Herculano voltará a ser uma instituição de referência do sistema de ensino português.

Ainda na passada segunda-feira, o executivo municipal aprovou por unanimidade um reajustamento ao acordo de colaboração celebrado com o Ministério da Educação para assegurar a construção de um campo de jogos exterior da Escola Secundária Alexandre Herculano, no valor de 1,8 milhões de euros.

Foi em março de 2018 que o município do Porto e o Ministério da Educação celebraram o primeiro acordo para a requalificação e modernização daquela escola – que sofreu dois “reforços orçamentais” em 2019 e em 2021.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

+ notícias: Porto

Coliseu Box nasce dentro do Coliseu do Porto aberto a novos espetáculos e públicos

A Coliseu Box, nova sala de espetáculos de média dimensão do Porto, criada no Coliseu do Porto, foi apresentada como espaço para atrair novos públicos e espetáculos, tendo uma capacidade para 400 pessoas sentadas ou 750 em pé.

Grupo acusado de roubar carros para roubos violentos no Porto começou a ser julgado

O grupo acusado de furtar viaturas para realizar roubos violentos na Área Metropolitana do Porto, durante 2024, começou a ser julgado esta quarta-feira, no Porto, com dois dos arguidos e entrarem em contradição e um deles negar ser “o cabecilha”.

Chega do Porto pede mais fiscalização a “instalações precárias” onde vivem imigrantes

O vereador do Chega na Câmara do Porto defendeu ser necessário mais ações de fiscalização por toda a cidade a “instalações precárias” anexas a “lojas de fachada” destinadas a habitação de imigrantes.