SOS Racismo repudia declarações de Carlos Xavier sobre Mehdi Taremi
Porto Canal
A associação SOS Racismo repudiou as declarações proferidas por Carlos Xavier sobre Mehdi Taremi, após o encontro entre o FC Porto-Arouca.
A entidade referiu ainda que vai encaminhar "o vídeo com as declarações para a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial", já contactada também pelo Porto Canal, sem sucesso.
Recorde-se que o responsável, afeto aos 'leões', criticou Mehdi Taremi, referindo-se ao jogador dos 'Dragões' como "o muçulmano, que quando veio para Portugal não sabia nadar e até já sabe mergulhar, isso é impressionante”.
Federação Iraniana condenou polémicas declarações
A Federação iraniana de futebol já reagiu e condenou como “observações racistas” as palavras do elemento sportinguista. Também o FC Porto acusa o emblema rival de permitir um "discurso xenófobo" no canal oficial.
As declarações foram proferidas pelo antigo atleta num espaço de comentário da Sporting TV em que era analisado um comunicado da Sporting SAD “em nome da urgência de ação necessária para a recuperação da imagem do futebol português”.
O episódio também já mereceu a análise de Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto. O líder máximo dos 'Dragões' salientou que é inaceitável "que uma televisão permite isto", acrescentando que "não sei se o SOS Racismo vai protestar. Se calhar, se o Taremi tivesse dado um beijo a uma mulher era um escândalo. Esse é o grande cancro do futebol".
"O único canal que não tem um programa assim é a SIC e parece que está no topo das audiências. Se calhar, as pessoas já perderam a paciência para tantas asneiras", acrescentou Pinto da Costa.