Aeroporto Francisco Sá Carneiro regista máximos históricos de passageiros. Atividade gera forte impacto na economia da Invicta
Porto Canal
O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, registou números históricos de passageiros embarcados e desembarcados no primeiro semestre do ano, um valor total de 7.056.007 passageiro, avança a autarquia no sítio oficial.
Tal como escreve a autarquia, este valor representa um aumento de 28,6% em comparação com o período homólogo de 2022. De salientar que só no mês de julho foi registado um desembarque médio diário de cerca de 23,7 mil passageiros. No total, de janeiro a junho, o aeroporto do Porto agrupou 22,6% do total de passageiros movimentados no país, acrescenta a autarquia.
Estes números tiveram um enorme impacto direto na economia da cidade Invicta. De acordo com a autarquia, até julho, foram contabilizados 344 milhões de euros na cidade em transações com cartões estrangeiros, “um máximo histórico com um aumento de 36% face ao período homólogo de 2022”.
Relativamente aos lucros totais nos estabelecimentos de alojamento turístico, a cidade do Porto atingiu, no primeiro semestre, um número recorde de 193,6 milhões de euros, “representado cerca de 48% dos proveitos totais nos estabelecimentos de alojamento turístico da região Norte”, destaca a Câmara Municipal do Porto.
No que diz respeito aos principais mercados emissores de visitantes no Porto, a autarquia afirma que, nos primeiros cinco meses do ano, foram a Espanha, Estados Unidos da América, França, Brasil, Reino Unido e Alemanha que mais se destacaram.
Ver esta publicação no Instagram