Israel Pontes é candidato à distrital do Chega no Porto
Porto Canal
A distrital do Chega no Porto vai a votos este domingo. Entre as três listas candidatas consta a lista C, encabeçada por Israel Pontes.
A sede da concelhia do partido em Matosinhos foi o palco da entrevista ao líder da lista C. É sobre este tipo de espaço que recai uma das principais diretrizes da candidatura: "recuperar, reativar ou voltar a considerar todos os espaços, em todos os concelhos", começa por explicar Israel Pontes. A inscrição enquanto militante e a partilha de problemas do concelho são duas das valências das sedes das concelhias. O ex-presidente da concelhia de Matosinhos adianta que, se a medida avançar, o financiamento dos espaços ficará a cargo da distrital.
Ainda no âmbito das concelhias, surge a segunda diretriz da lista C. "Não me parece de bom tom mantermos as nomeações", anuncia Israel Pontes que, se for eleito, garante que vai "marcar eleições para todas as concelhias".
Dos objetivos a concretizar consta ainda a criação de um conselho consultivo na distrital do Porto. Sobre o trabalho de Rui Afonso, atual presidente da distrital do Porto e líder da lista B, Israel Pontes não duvida que a concelhia de Matosinhos fez mais do que a própria distrital. "Nós como concelhia acabámos por escalar para uma dimensão que a distrital não conseguiu acompanhar", afirma.
Para Israel Pontes, "as outras duas listas é farinha do mesmo saco". "A verdade é só uma. Aníbal Pinto será o nosso candidato à câmara municipal do Porto, caso a lista C vença. Isso sem qualquer dúvida. Estou perfeitamente confiante que é a melhor escolha e infelizmente, ou felizmente, vamos ter aqui um trabalho difícil porque arriscamo-nos mesmo a ganhar a câmara municipal do Porto", conta Israel Pontes de olhos postos nas autárquicas de 2025.
Para outras autarquias também já há nomes em mente, que prefere não revelar.
