Rui Afonso é candidato à distrital do Chega no Porto

| Porto
Porto Canal

“Dignificar o Porto” na cidade e no distrito é o mote da Lista B, candidata à distrital do Porto do Chega. Uma lista de continuidade encabeçada por Rui Afonso, atual presidente da distrital do Porto do partido.

"É este trabalho de continuidade, é este trabalho ascendência em todo o distrito que nós temos de continuar a apostar", começa por contar Rui Afonso. Envolvido no partido desde 2019, fez parte da criação das distritais e concelhias do Chega. Trabalhar na organização destas estruturas, é para si, uma das diretrizes da candidatura que lidera. "Aquilo que nós queremos fazer, essencialmente, é reforçar as nossas estruturas concelhias. Neste momento, as estruturas concelhias estão implementadas, mas precisam de ser desenvolvidas. (...) Queremos criar uma rede integrada de concelhias", explica o líder da lista B.

"As próximas eleições autárquicas vão ser importantíssimas para o trabalho legislativo que se vai seguir", motivo pelo qual a preparação deste momento eleitoral é outro dos focos da Lista B. Não esconde que já há nomes pensados, mas defende que ainda não é o momento de os revelar.

Desde março de 2022, Rui Afonso é deputado da Assembleia da República pelo Distrito do Porto. Para si, um ponto a favorável à lista B por conseguir "fazer deslocar os problemas, fazer deslocar a voz de descontentamento, a voz de revolta das pessoas lá para baixo para a Assembleia", justifica.

Ao olhar para as listas concorrentes, o bancário não compreende a motivação por detrás da candidatura da Lista A, liderada pelo antigo secretário da distrital, Luís Vasques. "Desde sempre deixei brilhar as pessoas, deixei as pessoas trabalharem, deixei as pessoas apresentarem os seus projetos", lamenta Rui Afonso.

No caso da lista C, encabeçada por Israel Pontes, Rui Afonso questiona a falta de experiência - "é uma lista que não está preparada para estar no ambiente político".
Em comum às duas listas, aponta o foco na crítica durante o período de campanhas. "Nós quando temos um projeto nacional, quando temos um partido que quer ser governo, temos de ter outro tipo de postura", contrapõe.

Apesar de admitir erros pelo caminho, Rui Afonso foca a candidatura da Lista B na experiência que adquiriu enquanto presidente da distrital do Porto.
Um cargo que pretende renovar nas eleições agendadas para este domingo, 10 de setembro.

+ notícias: Porto

PSP faz das maiores apreensões de sempre no Porto

A PSP esclareceu esta terça-feira que da operação feita no fim de semana em Gondomar e na Maia, distrito do Porto, resultou a apreensão de quase 602 mil euros, admitindo poder ser uma das maiores verificadas na região.

Casa de Armanda Passos no Porto abre pela primeira vez para mostrar 45 obras da artista

A casa da pintora Armanda Passos, no Porto, vai abrir pela primeira vez as portas ao público para dar a conhecer 45 obras da artista dos anos 1980, três das quais 'carvões', adiantou, esta terça-feira, à Lusa a curadora.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.