O Porto está na moda. Mas como era a cidade antes da enchente de turistas dos últimos anos?

O Porto está na moda. Mas como era a cidade antes da enchente de turistas dos últimos anos?
| Porto
Maria Pinto Silva

O Porto está na “moda”. Considerada por inúmeros jornais e revistas internacionais como uma das cidades mais ‘cool’ na Europa, em 2022 arrecadou mesmo o galardão de melhor destino de cidade do mundo e a própria revista Forbes elegeu a Invicta como um dos 50 melhores destinos para 2023. Mas o que é que ainda resta do Porto de há dez, vinte anos? Os turistas, alojamentos locais e investidores vieram para ficar e acabaram por mudar para sempre aquela que é uma das cidades mais cobiçadas do momento.

Nos primeiros cinco meses do ano, de janeiro a maio, o Município do Porto amealhou quase sete milhões de euros com a Taxa Turística Municipal, segundo dados da Câmara Municipal do Porto, avançados ao Porto Canal pelo vereador responsável pelo pelouro das Finanças, Atividades Económicas e Fiscalização, da Economia, Emprego e Empreendedorismo. Este número representa uma subida de 54%, relativamente aos valores registados em 2022. Do montante arrecadado, 60% corresponde ao número de dormidas em Alojamento Local e 40% em Hotéis.

O ano de 2023 está a ser um ano incrível para o setor turístico em Portugal, estando a região do Norte no topo da lista. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), em maio de 2023, a região do Porto e Norte cresceu em todos os indicadores face a maio de 2019 e a maio de 2022, ocupando o primeiro lugar do ranking nacional em crescimento do número de dormidas e sendo a região preferida dos portugueses neste mês.

Ao longo da última década foram várias as obras que encheram, e continuam a encher, as ruas da cidade do Porto. O maior destaque vai para a obra da Metro do Porto da expansão da linha Amarela e da nova linha Rosa, com um investimento de mais de 500 milhões de euros, cuja conclusão está prevista para o final de 2024. E claro, não se podia falar em obras sem referir uma das que mais marcou o ano de 2022: a renovação do Mercado do Bolhão. Há quase um ano, a 15 de setembro, reabria portas o mercado mais famoso da cidade, cuja obra teve um custo de 50 milhões de euros. Depois de quatro anos de obras, e 40 de espera por parte dos comerciantes, o Mercado do Bolhão recebe mais de 20 mil visitantes por dia, tendo alcançado um milhão de visitas em menos de dois meses.

As imagens falam por si. O Porto já não é o que era. Numa década aconteceu aquilo que tem de acontecer para uma cidade crescer: evolução. As ruas estão mais ‘clean’, com mais luz e vida. Os milhares de turistas que visitam a cidade enchem as ruas diariamente, faça chuva ou faça sol.

Mas como nem tudo é um ‘mar de rosas’, foram vários os cafés e negócios icónicos da cidade do Porto que fecharam portas nos últimos anos. Um dos casos é o Café Capitólio. Para muitos um símbolo da resistência e do bem receber da alma portuense, uma das mais antigas cervejarias de balcão comprido, teve de encerrar 80 anos depois. Tal como o Café Embaixador, situado na Rua de Sampaio Bruno, perpendicular à Avenida dos Aliados, fechou portas após 65 anos de atividade. Este último é uma das ‘vítimas’ do aumento dos preços das rendas em Portugal, com o senhorio a querer entregar o espaço a quem oferecer mais dinheiro.
Fica a dúvida do quanto poderá ainda mudar a cidade do Porto, mas o crescimento da Invicta é já inquestionável naquele que se avizinha como um dos melhores anos de sempre para o turismo na região.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Porto

Trabalhador da Câmara de Gondomar está desaparecido desde quinta-feira

Um homem de 40 anos, André Pinto, encontra-se desaparecido desde esta quinta-feira no Porto.

Edifício onde mataram Gisberta volta a ganhar forma na segunda metade do ano

O edifício onde mataram Gisberta Salce Júnior, em 2006, desapareceu. A estrutura de betão foi demolida e o empreendimento passa agora para uma nova fase. As obras de estrutura devem arrancar no 2º semestre do ano, depois de ter sido emitida a licença para as alterações do projeto, explica o CEO da empresa que detém a obra ao Porto Canal.

Prémio do Milhão (de euros) a caminho do Porto

O prémio do M1lhão, sorteado esta sexta-feira, saiu a uma aposta registada no distrito do Porto, informou o Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.