Livraria Lello eleita a mais bonita do mundo

Livraria Lello eleita a mais bonita do mundo
| Porto
Maria Pinto Silva

A Livraria Lello foi considerada a livraria mais bonita do mundo num ranking internacional da comunidade “One Thousand Libraries”. A votação online é a primeira do género e foi criada pela página que se dedica a bibliotecas e livrarias de todo o mundo, tendo reunido cerca de 140 mil votos.

Foi há mais de cem anos, a 13 de janeiro de 1906, no número 144 da Rua das Carmelitas, que nasceu a Livraria Lello, visitada diariamente por centenas de turistas e reconhecida como um dos “ex-líbris” da cidade do Porto.

É Monumento de Interesse Público há dez anos e desde que abriu portas que não lhe têm faltado elogios. Junta-se agora mais um título à grande lista de premiações. “É com enorme alegria que recebemos este título, que nos volta a destacar como ‘A Livraria Mais Bonita do Mundo’ e também por termos sido a única livraria portuguesa a participar na votação. A Livraria Lello continua a assumir com orgulho o facto de ser embaixadora do Porto e Norte, e de Portugal", afirma Aurora Pedro Pinto, administradora da Lello.

A icónica livraria da cidade Invicta ficou à frente de espaços como a Shakespeare & Company, em Paris, França, que ocupou o segundo lugar, e a Dujiangyan Zhongshug, em Dujiangyan, na China, que fechou o pódio. Foram escolhidas entre 15 finalistas de todo o mundo.

+ notícias: Porto

Serviço de metrobus do Porto arranca no dia 28

O serviço de metrobus do Porto vai arrancar no dia 28, com um “período de familiarização e ajuste progressivo” para consolidar horários, frequências e procedimentos, anunciou esta sexta-feira a Metro do Porto.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.