Livraria Lello eleita a mais bonita do mundo

Livraria Lello eleita a mais bonita do mundo
| Porto
Maria Pinto Silva

A Livraria Lello foi considerada a livraria mais bonita do mundo num ranking internacional da comunidade “One Thousand Libraries”. A votação online é a primeira do género e foi criada pela página que se dedica a bibliotecas e livrarias de todo o mundo, tendo reunido cerca de 140 mil votos.

Foi há mais de cem anos, a 13 de janeiro de 1906, no número 144 da Rua das Carmelitas, que nasceu a Livraria Lello, visitada diariamente por centenas de turistas e reconhecida como um dos “ex-líbris” da cidade do Porto.

É Monumento de Interesse Público há dez anos e desde que abriu portas que não lhe têm faltado elogios. Junta-se agora mais um título à grande lista de premiações. “É com enorme alegria que recebemos este título, que nos volta a destacar como ‘A Livraria Mais Bonita do Mundo’ e também por termos sido a única livraria portuguesa a participar na votação. A Livraria Lello continua a assumir com orgulho o facto de ser embaixadora do Porto e Norte, e de Portugal", afirma Aurora Pedro Pinto, administradora da Lello.

A icónica livraria da cidade Invicta ficou à frente de espaços como a Shakespeare & Company, em Paris, França, que ocupou o segundo lugar, e a Dujiangyan Zhongshug, em Dujiangyan, na China, que fechou o pódio. Foram escolhidas entre 15 finalistas de todo o mundo.

+ notícias: Porto

Morreu o realizador portuense João Canijo

O realizador português João Canijo morreu esta quinta-feira, aos 68 anos, disse à agência Lusa fonte da produtora Midas Filmes.

Governo aprova decreto que reclassifica Livraria Lello no Porto como Monumento Nacional

O Governo aprovou na quinta-feira, em Conselho de Ministros, o decreto que reclassifica o edifício da Livraria Lello e Irmão, no Porto, como Monumento Nacional, que conclui um processo de sete anos.

Trânsito condicionado em 13 estradas do distrito do Porto devido ao mau tempo

Treze estradas em sete concelhos do distrito do Porto estão com trânsito condicionado devido ao mau tempo, revelou esta sexta-feira em comunicado o Comando Territorial do Porto da GNR.