Superioridade total do Norte no acesso ao Ensino Superior: 9 dos 10 cursos com notas mais elevadas no Porto, Braga e Aveiro

Porto Canal
Há uma superioridade nortenha em toda a linha no acesso ao Ensino Superior público em Portugal. Dos dez cursos com nota de entrada mais elevada da primeira fase do concurso nacional de acesso, seis cursos pertencem à Universidade do Porto, dois à Universidade do Minho e um à Universidade de Aveiro.
A primeira instituição a congratular-se foi a Universidade do Porto (UP). Os cursos de Medicina do ICBAS (186,8 valores), Engenharia e Gestão Industrial (185,5), Arquitetura (184,5), Bioengenharia (184,5), Medicina da FMUP (183,5) e Línguas e Relações Internacionais (182,8) perfazem 60% do top 10 nacional do acesso ao Ensino Superior deste ano, refere a UP em comunicado.
Estes dados constam da tabela de classificações do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior disponibilizada pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior.
Ver esta publicação no Instagram
Engenharia Aeroespacial da Universidade do Minho volta a ser o curso de ensino superior com média de entrada mais elevada - o último aluno a entrar tinha média de 18,86 valores.
O curso de Medicina da Universidade do Minho fecha o ‘Top 10’, onde o aluno com nota mais baixa a entrar este ano na primeira fase tem uma média de 18,28 valores.
Pelo meio, em quinto lugar, fica o curso de Engenharia Aeroespacial da Universidade de Aveiro.
No total, quase 50 mil alunos ficaram colocados na primeira fase do concurso, tendo ficado 16% dos candidatos de fora, que agora poderão concorrer na segunda fase.
O único “intruso” deste domínio do Norte no Ensino Superior foi o Instituto Superior Técnico (Universidade de Lisboa), com o curso de Engenharia Aeroespacial no terceiro lugar.