Superioridade total do Norte no acesso ao Ensino Superior: 9 dos 10 cursos com notas mais elevadas no Porto, Braga e Aveiro

Superioridade total do Norte no acesso ao Ensino Superior: 9 dos 10 cursos com notas mais elevadas no Porto, Braga e Aveiro
| Norte
Porto Canal

Há uma superioridade nortenha em toda a linha no acesso ao Ensino Superior público em Portugal. Dos dez cursos com nota de entrada mais elevada da primeira fase do concurso nacional de acesso, seis cursos pertencem à Universidade do Porto, dois à Universidade do Minho e um à Universidade de Aveiro.

A primeira instituição a congratular-se foi a Universidade do Porto (UP). Os cursos de Medicina do ICBAS (186,8 valores), Engenharia e Gestão Industrial (185,5), Arquitetura (184,5), Bioengenharia (184,5), Medicina da FMUP (183,5) e Línguas e Relações Internacionais (182,8) perfazem 60% do top 10 nacional do acesso ao Ensino Superior deste ano, refere a UP em comunicado.

Estes dados constam da tabela de classificações do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior disponibilizada pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Engenharia Aeroespacial da Universidade do Minho volta a ser o curso de ensino superior com média de entrada mais elevada - o último aluno a entrar tinha média de 18,86 valores.

O curso de Medicina da Universidade do Minho fecha o ‘Top 10’, onde o aluno com nota mais baixa a entrar este ano na primeira fase tem uma média de 18,28 valores.

Pelo meio, em quinto lugar, fica o curso de Engenharia Aeroespacial da Universidade de Aveiro.

No total, quase 50 mil alunos ficaram colocados na primeira fase do concurso, tendo ficado 16% dos candidatos de fora, que agora poderão concorrer na segunda fase.

O único “intruso” deste domínio do Norte no Ensino Superior foi o Instituto Superior Técnico (Universidade de Lisboa), com o curso de Engenharia Aeroespacial no terceiro lugar.

 

+ notícias: Norte

Estudo conclui que número de alunos no ensino profissional quadruplicou em duas décadas

O ensino profissional em Portugal cresceu exponencialmente em duas décadas, com quatro vezes mais alunos em 2016 do que em 1995, mas as mudanças no mercado de trabalho exigem o reforço da aposta, segundo um estudo divulgado este sábado.

ASAE apreende mais de cinco toneladas de produtos de pesca congelado em Ílhavo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Brigada Especializada das Indústrias de Produtos de Origem Animal fiscalizou 5.140 kg de produtos de pesca congelados num entreposto frigorífico em Ílhavo, no distrito de Aveiro, informou a entidade em comunicado enviado às redações.

Utente da Ordem do Carmo celebra 108 anos

Utente da Ordem do Carmo celebra hoje 108 anos de vida. D. Conceição foi professora do Conservatório de Música do Porto.