Aposta nos certificados de aforro recua no mês de julho

Aposta nos certificados de aforro recua no mês de julho
| Economia
Porto Canal

A alteração da série E para a F levou a uma diminuição da procura pelos Certificados de Aforro, evidenciam os dados anunciados pelo Banco de Portugal (BdP), esta quarta-feira, citados pelo Correio da Manhã. No mês de julho, os cidadãos investiram 390 milhões de euros, um número inferior ao que foi registado no ano transato.

Segundo avança a mesma fonte, em média, os portugueses subscreveram desde janeiro de 2023, 2.5 mil milhões de euros mensais, um montante mais baixo confrontando com a média de 530 milhões em junho e julho, depois da mudança desencadeada pelo Governo quando substituiu a 2 de junho a série E pela F, com uma quebra ligeira no que toca à remuneração da nova série, perante a anterior. Ou seja, passou de 3.5% para 2.5%.

No total, as famílias portuguesas concederam ao Estado 33,6 mil milhões de euros, até ao mês de julho, através dos Certificados de Aforro, valor que aumentou até em princípio de junho, por causa da taxa Euribor a três meses.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.