Preço médio semanal da ERSE sobe 1,4% para a gasolina e desce 0,3% para o gasóleo

Preço médio semanal da ERSE sobe 1,4% para a gasolina e desce 0,3% para o gasóleo
| Economia
Porto Canal / Agências

O preço médio semanal, calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), aumentou, face à semana passada, 1,4% para a gasolina e desceu 0,3% para o gasóleo, segundo um relatório divulgado esta segunda-feira.

De acordo com o regulador, o preço eficiente registou uma atualização, face à semana passada, “de +1,4%, para a gasolina e de -0,3% para o gasóleo, tendo em conta a variação semanal das cotações internacionais da gasolina 95 simples em +3,0% e do gasóleo simples em -0,3%”.

No relatório semanal Combustíveis Supervisão de Preços, a ERSE acrescentou que, para a semana de 21 a 27 de agosto, o preço eficiente antes de impostos é de 0,952 euros por litro (euros/l) para a gasolina 95 simples e de 0,957 euros/l para o gasóleo simples.

Após impostos, o regulador apontou que o preço eficiente fica nos 1,894 euros/l, para a gasolina 95 simples, e nos 1,747 euros/l para o gasóleo simples.

Em relação à semana anterior, de acordo com a ERSE, a média dos preços de venda ao público anunciados nos pórticos e reportada no Balcão Único da Energia “esteve em linha com o preço eficiente, dessa semana, no caso da gasolina 95 simples, e 1,2 cêntimos por litro (cent/l), acima no caso do gasóleo simples”.

Em termos percentuais, “a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos sem desvio ao preço eficiente e o gasóleo simples foi anunciado 0,7% acima”, acrescenta.

O preço eficiente é um preço médio semanal determinado pela ERSE, que resulta da soma de vários fatores: os preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos.

O relatório semanal aborda ainda os preços com descontos, publicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), tendo a gasolina 95 simples apresentado um desvio de -2,2% em relação ao preço eficiente e o gasóleo simples de -2,6%.

De acordo com o regulador, “em termos absolutos, estas estimativas situam-se, para a gasolina 95 simples, em -4,1 cent/l abaixo, e para o gasóleo simples, em -4,5 cent/l abaixo, dos respetivos preços eficientes”.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.