Portugueses recorrem cada vez mais a intermediários de crédito 

Portugueses recorrem cada vez mais a intermediários de crédito 
| Economia
Porto Canal

O aumento das taxas de juro está a motivar os portugueses a recorrerem a intermediários de crédito com o objetivo de contrariar, transferir ou renegociar os empréstimos de habitações, adianta este domingo o Jornal de Notícias, com base na lista de intermediários no Banco de Portugal (BdP).

Seguindo esse documento, o número de entidades privadas ou coletivas é de 5.788, uma subida de 729 empresas, face a 2020.

O aumento nos últimos anos deve-se ao aumento dos empréstimos de casa, uma vez que dos 729 novos intermediários de crédito, a título individual ou coletivo, 706 negociam com o crédito à habitação, noticia a mesma fonte.

De acordo com o mesmo jornal, o BdP não dispõe de dados recentes acera da proporção de créditos que foram contratados por meia da intermediação.

Em declarações ao JN, o presidente da Associação Nacional de Intermediários de Crédito, Tiago Vilaça, afirma que em ano pandémico eram 12,3%, contudo “esse número já cresceu exponencialmente”.O número de funcionários alojados à profissão de intermediador de crédito não é conhecido, mas sabe-se que existem 5.788 registos de empresas, mas estima-se que cada entidade tenha vários trabalhadores, escreve o JN.

Isso é argumentado pelo facto do número de certificações e formações ter aumentado em Portugal no ano passado. Em 2022 foram verificadas 4.175, mais 304 face a 202, conforme contas do Banco de Portugal, citadas pelo mesmo jornal. Mais de 70% das formações referem-se ao crédito à habitação.

É de referir que o setor da intermediação de crédito foi regulado em 2018.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.