Portugal faz pedido de 700 milhões à Europa para linha de alta velocidade Porto-Lisboa

Portugal faz pedido de 700 milhões à Europa para linha de alta velocidade Porto-Lisboa
| País
Porto Canal

Portugal está a candidatar-se a fundos europeus no valor de 700 milhões de euros para construir a linha de alta velocidade entre Porto e Lisboa, avança o jornal Expresso. A candidatura terá de ser submetida até ao final de janeiro de 2024, quando termina o prazo de submissão de candidaturas.

A questão colocada, refere o jornal Expresso, era se Portugal poderia candidatar-se para uma obra que mantém a construção da linha com as orientações ibéricas, em vez da recomendada adoção de uma bitola -- distância entre carris -- europeia.

Contactada pelo jornal Expresso, a Comissão Europeia (CE) esclareceu Portugal pode candidatar-se aos fundos europeus com a opção das linhas em bitola ibérica, mas com a condição de até ao final do ano de 2030 migrar para as recomendações europeias.

Um porta-voz da CE referiu ainda ao Expresso que para facilitar esta migração, de modo a minimizar as interrupções no tráfego aéreo, a implementação de travessas polivalentes são apontadas como uma solução.

Concluída a construção da linha, que só deverá ser após 2030, e tendo em conta que a migração para a bitola europeia deve ser feita até ao final de 2030 o Governo acredita que a CE será flexível nos prazos.

+ notícias: País

Direção do Sindicato dos Enfermeiros pede demissão

A direção do Sindicato dos Enfermeiros (SE) demitiu-se esta sexta-feira, alegando que a “dinâmica e revitalização” da estrutura que tem construído “tem incomodado”, levando a que o ambiente interno se tenha “deteriorado profundamente”.

Mais de 37 mil motoristas de TVDE de 98 nacionalidades ativos em março, revela IMT

Portugal tinha mais de 37 mil motoristas de TVDE em março, a grande maioria do sexo masculino, que eram oriundos de 98 nacionalidades, revelou esta sexta-feira o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

INEM garante que acordo com bombeiros vai melhorar socorro no interior do país

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) garantiu que o recente acordo assinado com a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) vai permitir melhorar e alargar a rede de socorro, em especial no interior do país.