EUA colocam lideres de milícias sírias sob sanções por abuso de direitos humanos

EUA colocam lideres de milícias sírias sob sanções por abuso de direitos humanos
| Mundo
Porto Canal / Agências

O Departamento do Tesouro anunciou hoje que colocou duas milícias sírias e três dos seus dirigentes na sua lista de entidades sancionadas, devido a abusos de direitos humanos exercidos sobre residentes no norte da Síria.

O subsecretário de Tesouro para o Terrorismo e Informação Financeira, Brian E. Nelson, disse, em comunicado, que "a ação de hoje demonstra a dedicação continuada [dos EUA] à promoção da responsabilização dos autores de abusos de direitos humanos".

As milícias agora visadas são a Brigada Suleiman Shah, que tem atacado em particular os curdos, e a Divisão Hamza.

A listagem inclui também uma empresa de venda de automóveis que pertence ao líder de uma das milícias.

O líder da primeira milícia, Mohammad Hussein al-Jasim (Abu Amsha), possui a empresa de comércio auomóvel Al-Safir Oto, sedeada em Istambul. A posse da empresa é repartida com o líder de outra milícia, a Ahrar al-Sharqiya, chamado Ahmad Ihsan Fayyad al-Hayes, que já está sob sanções.

Um segundo sancionado é Walid Hussein al-Jasim, irmão mais novo do primeiro, que também tem cargos de direção na milícia que este lidera.

O terceiro líder de milícias agora sancionado é Sayf Boulad Abu Bakr, que dirige a Divisão Hamza.

Em consequência das sanções determinadas, todos os ativos e participações em ativos das pessoas identificadas que estejam nos EUA ou em posse ou controlo de entidades norte-americanas ficam congelados.

A região síria de Afrin é controlada por grupos armados, muitos dos quais usam a violência para controlar o movimento de pessoas e bens nos territórios que controlam.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.