Polícia Marítima resgata 49 migrantes ao largo da ilha italiana de Pantelleria

Polícia Marítima resgata 49 migrantes ao largo da ilha italiana de Pantelleria
| Mundo
Porto Canal/Agências

A Polícia Marítima (PM) resgatou 49 migrantes no mar Mediterrâneo, ao largo da ilha italiana de Pantelleria, indicou esta quinta-feira a Autoridade Marítima Nacional em comunicado.

Elementos da PM em missão em Itália intercetaram na quarta-feira à noite e esta quinta-feira de madrugada duas embarcações, com um total de 49 pessoas a bordo, incluindo 20 crianças e uma mulher.

O primeiro alerta foi recebido às 20:15 de quarta-feira, com a PM portuguesa a intercetar uma embarcação com 20 migrantes (sete crianças, uma mulher e 12 homens) que "apresentavam sinais de desidratação e fadiga", sendo que a maioria não envergava coletes salva-vidas.

Depois de resgatadas, as pessoas foram transportadas, "por questões de segurança", para o porto de Pantelleria, onde as autoridades italianas aguardavam.

Na madrugada desta quinta-feira, a PM resgatou de outra embarcação, também ao largo de Pantelleria, 29 migrantes, incluindo 13 menores, que foram igualmente transportados para o porto da ilha.

Desde junho a Polícia Marítima já resgatou 282 migrantes, no âmbito da operação Themis, da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (Frontex).

A operação Themis visa ajudar a Itália na vigilância das fronteiras no Mediterrâneo Central.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.