Túnel da Avenida da Liberdade em Braga fechado por 250 dias a partir de segunda-feira

Túnel da Avenida da Liberdade em Braga fechado por 250 dias a partir de segunda-feira
| Norte
Porto Canal/Agências

A circulação automóvel no túnel da Avenida da Liberdade, em Braga, estará encerrada, com algumas exceções, a partir de segunda-feira e por um período de 250 dias, para a realização de obras de requalificação, anunciou esta quinta-feira o município.

Em comunicado, o município especifica que o túnel será encerrado à circulação nas entradas pelo Campo da Vinha e Avenida António Macedo, mantendo-se apenas em funcionamento a circulação do tráfego rodoviário através do acesso pela Avenida Central, assim como os acessos indiretos a partir do parque de estacionamento da Avenida Central e do parque do Centro Comercial Liberdade Street Fashion.

A saída do parque de estacionamento do Campo da Vinha pela Avenida António Macedo manter-se-á em funcionamento, exceto durante a execução dos trabalhos nessa via.

A requalificação do túnel foi adjudicada por 5,2 milhões de euros.

Segundo o município, a intervenção visa a substituição dos revestimentos das paredes laterais e potenciar incrementos de segurança e conforto dos utilizadores do túnel, mediante a instalação ou substituição integrada de um conjunto de infraestruturas.

Aquele túnel rodoviário, com uma extensão de 1,15 quilómetros, assegura um dos principais acessos a Braga, desde a Circular Norte (Avenida António Macedo) e o centro da cidade (Avenida da Liberdade), e possui dois outros acessos localizados na Rua Conde de Agrolongo e na Avenida Central.

Inaugurado em 1997 e prolongado em 2009, numa extensão de 300 metros, o túnel, segundo a Câmara, “nunca sofreu qualquer intervenção de fundo”, tendo apenas sido alvo de “pequenas intervenções de conservação e manutenção”.

Com a intervenção que agora vai ter lugar, a Câmara pretende “não apenas reabilitar, mas modernizar o túnel, através da requalificação da rede de drenagem de águas pluviais, repavimentação das faixas de rodagem e substituição dos revestimentos das paredes e muros e das infraestruturas elétricas.

Serão também substituídos os sistemas de ventilação e desenfumagem e os sistemas de segurança e deteção de incêndio e da rede de iluminação pública.

Vai ainda ser atualizada a rede de combate a incêndios.

A requalificação inclui, igualmente, a instalação de uma rede de videovigilância e a instalação de controlo e contagem de tráfego.

+ notícias: Norte

“No rio está sempre bom tempo”. Corrida às praias fluviais intensifica-se no Grande Porto

Com o fim da época balnear ao virar da esquina e o regresso às aulas prestes a bater à porta, os portugueses aproveitam os últimos dias de férias para tomar os derradeiros banhos de sol. Com as nortadas a afastarem os portuenses das praias oceânicas, a alternativa tem surgido nas margens do Douro, cujos areais recebem diariamente centenas de pessoas que procuram desfrutar dos últimos cartuchos do verão.

Dois esfaqueamentos mancham Noite Branca de Gondomar

Duas pessoas ficaram feridas, na madrugada deste domingo, após serem esfaqueadas, em dois incidentes distintos, na Noite Branca de Gondomar. 

Carro consumido pelas chamas na A25 em Aveiro

Um carro foi totalmente consumido pelas chamas, este domingo, enquanto circulava na A25, em Aveiro. Apesar do aparato do incidente, não há registo de feridos.