Imagens de satélite mostram China a construir pista em ilha no Mar do Sul da China

Imagens de satélite mostram China a construir pista em ilha no Mar do Sul da China
| Mundo
Porto Canal / Agências

A China estará a construir uma pista de aterragem em uma disputada ilha no Mar do Sul da China, que também é reivindicada pelo Vietname e por Taiwan, segundo a Associated Press, que se baseou em imagens de satélite.

Os trabalhos na ilha Triton, no arquipélago das Paracel, replicam as obras em sete ilhas artificiais, mais a leste no arquipélago das Spratly, que foram equipadas com pistas de aterragem, docas e sistemas militares.

A China reclama praticamente todo o Mar do Sul da China, negando as pretensões de outras partes e desafiando as decisões judiciais internacionais que invalidam a sua pretensão.

A China assumiu o controlo total das Paracels em 1974, depois de um conflito naval com o Vietname.

A China mantém conflitos com vários países vizinhos pela soberania de ilhas e atóis no Mar do Sul da China, que Pequim reivindica quase na totalidade por "razões históricas", apesar dos protestos dos países vizinhos.

Estas águas constituem uma zona estratégica por onde circula um terço do comércio mundial e onde se encontram importantes recursos pesqueiros e energéticos.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.