Universidade do Porto lança concurso para projeto da residência e pavilhão da Boa Hora

Universidade do Porto lança concurso para projeto da residência e pavilhão da Boa Hora
| Porto
Porto Canal/Agências

A Universidade do Porto (U. Porto) lançou esta quarta-feira um concurso público para a aquisição de serviços de elaboração do projeto da futura residência e pavilhão desportivo na Rua da Boa Hora, cuja dotação ascende aos 461 mil euros.

O anúncio, publicado em Diário da República, visa a aquisição de serviços para a elaboração do projeto da residência e pavilhão na Rua da Boa Hora, nomeadamente, no edifício atualmente ocupado pela sede do Centro de Desporto e algumas salas da Faculdade de Belas Artes.

O projeto da Boa Hora, que prevê a criação de 151 novas camas, é financiado em 4,93 milhões de euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e conta ainda com o apoio dos fundos europeus NextGeneration EU, ao abrigo do contrato-programa de financiamento celebrado com a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.

O contrato a celebrar para a elaboração do projeto, cuja dotação ascende aos 461 mil euros, tem uma duração de oito meses, aos quais acresce um prazo de 540 dias para assistência técnica durante a execução da obra.

De acordo com a anúncio, os encargos orçamentais serão distribuídos por quatro anos, nomeadamente, 184 400 euros em 2023, 210 011 euros em 2024, 61 466 euros em 2025 e 5 122 euros em 2026.

No concelho do Porto foram aprovadas 10 candidaturas da universidade, politécnico e município ao PRR para a reabilitação ou construção de camas em residências universitárias, que representam um financiamento superior a 33,2 milhões de euros.

De acordo com a lista de projetos financiados pelo PRR, disponível na página da Internet do Programa Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, consultada pela Lusa, as 10 candidaturas vão permitir a construção de 1510 camas, das quais 799 são novas e 711 reabilitadas.

Dos 33,2 milhões de euros, mais de metade - cerca de 20,4 milhões de euros -, corresponde aos sete projetos submetidos pela Universidade do Porto.

Das novas camas a construir pela universidade, 151 vão ficar instaladas no edifício atualmente ocupado pela sede do Centro de Desporto e algumas salas de aula da Faculdade de Belas Artes, na rua da Boa Hora, e 54 num edifício que se encontra em reabilitação junto à antiga Faculdade de Farmácia, na Viela da Carvalhosa, em Cedofeita.

O financiamento vai ainda permitir à U. Porto reabilitar 701 camas nas residências do Campo Alegre III (43 camas), Novais Barbosa (244), Alberto Amaral (311) e Jayme Rios de Souza (103).

O reforço do Programa Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, através do PRR, visa criar 18 mil camas em alojamentos para estudantes do Ensino Superior até 2026.

+ notícias: Porto

Pedro Duarte diz que quer "revisitar" programa Porto Feliz avançado no mandato de Rui Rio

Em entrevista ao jornal Expresso, o candidato do PSD a presidente da Câmara do Porto e ainda ministro dos Assuntos Parlamentares disse que Rui Rio "é uma fonte de inspiração em muitas áreas" e que pretende "revisitar" o programa Porto Feliz, destinado a combater a exclusão social e que incidiu principaalmente sobre os arrumadores no Porto.

Colisão entre dois carros e dois camiões provoca um ferido na A20, no Porto

Uma pessoa ficou ferida, na manhã desta sexta-feira, após o choque entre dois veículos ligeiros de passageiros e dois veículos pesados de mercadorias, na A20, no sentido Freixo-Arrábida, apurou o Porto Canal junto do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Porto.

Detido suspeito de matar mulher no Bairro da Pasteleira no Porto

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem suspeito de ter matado, na madrugada de 31 de janeiro no Bairro da Pasteleira, no Porto, uma mulher por motivos alegadamente ligados ao tráfico de droga, anunciou esta sexta-feira esta força policial.