Exploração de lítio. Acampamento e manifestação em Boticas para mostrar que a luta continua

| Norte
Porto Canal/Agências

Um acampamento e uma manifestação no dia 15, em Covas do Barroso, Boticas, pretendem mostrar que a luta contra a exploração de lítio continua após a aprovação do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da mina do Barroso.

“Este projeto, a avançar, terá que ser mesmo à força, terá que ser mesmo contra a vontade da população. Este é um projeto contra tudo e contra todos”, afirmou esta quarta-feira à agência Lusa Nelson Gomes, da associação Unidos em Defesa de Covas do Barroso.

No final de maio foi anunciada uma Declaração de Impacte Ambiental (DIA) favorável condicionada à mina de lítio do Barroso, na zona de Covas do Barroso, em Boticas, no distrito de Vila Real, uma decisão contestada pelo município, população local e organizações ambientalistas.

Nélson Gomes afirmou que a “luta continua” e esta é uma luta que se faz há cinco anos contra a “maior mina de lítio a céu aberto da Europa”.

Na quinta-feira arranca a terceira edição da “acampada”, um acompanhamento para o qual estão inscritos cerca de 200 participantes nacionais e provenientes de países como Inglaterra, Alemanha, Holanda e México.

Depois, no dia 15 de agosto, as ruas de Covas do Barroso transformam-se num palco para mais uma manifestação que unirá a população residente aos visitantes.

“Pretende-se, mais uma vez, demonstrar ao Governo que não vamos aceitar a exploração de lítio nesta região classificada como Património Agrícola Mundial”, frisou o responsável.

Nélson Gomes salientou que os principais motivos que os opõem à mineração são “as pessoas”, a qualidade de vida e o sustento de quem reside no território, e a água.

“A água é o recurso mais importante que temos e temos que a preservar e, sendo a extração mineira uma das atividades que mais água consome, esta é, de facto, uma das nossas maiores preocupações: a água que necessitam para a exploração e a água que vão poluir”, frisou.

A iniciativa que vai decorrer em Covas do Barroso pretende ser uma forma de protesto e, ao mesmo tempo, servirá para ouvir outras pessoas e outros movimentos, quer nacionais quer internacionais.

Durante quase uma semana realizar-se-ão debates, workshops, caminhadas e concertos.

Após a DIA favorável e até agora, segundo Nélson Gomes, “nada mudou”.

De acordo com o responsável, embora esta decisão represente um passo burocrático importante para a Savannah, empresa que irá explorar a mina, “os proprietários continuam a ser donos dos terrenos e a empresa continua sem ter direito de acesso aos terrenos nem legitimidade social para avançar com o projeto”.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) anunciou a 31 de maio que decidiu viabilizar ambientalmente a exploração de lítio na mina do Barroso, pela empresa Savannah, emitindo uma DIA favorável, mas que integra um “conjunto alargado de condicionantes”.

De acordo com a APA, a mina do Barroso obedecerá “a exigentes requisitos ambientais” e incluirá, ainda, “um pacote de compensações socioeconómicas, tais como a alocação dos encargos de exploração (‘royalties’) devidos ao município de Boticas e, entre outros benefícios locais, a construção de um novo acesso que evite o transtorno das populações”.

A Savannah salientou que “esta é a primeira vez que um projeto de lítio em Portugal tem uma DIA favorável” e referiu que, após esta decisão pela APA, pode “iniciar a próxima fase de desenvolvimento do projeto ao nível do licenciamento ambiental.

A mina do Barroso tem uma duração estimada de 17 anos, a área de concessão prevista é de 593 hectares.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.