JMJ. Preços sobem, mas sem impacto na inflação
Porto Canal
Com a Jornada Mundial da Juventude, os preços dos hóteis, transportes e serviços turísticos aumentaram. Ainda assim, especialistas acreditam que o evento não terá impacto na inflação, uma vez que decorreu por apenas alguns dias e de forma localizada.
O fenómeno conhecido por "tourflation" consiste na inflação provocada por digressões musicais e já ocorreu em países como a Suécia e o Reino Unido.
Em Portugal, a Jornada Mundial da Juventude pode ter um impacto semelhante, com o aumento dos preços, mas ao jornal Negócios, o Bastonário da Ordem dos Economistas garante que "dificilmente pode vir a ser invocado como uma causa de aceleração da inflação".
O econimista realça que o verdadeiro reflexo da JMJ só pode ser realmente estudado mais tarde e relembra que é "importante distinguir entre inflação e subida de preços".
Ao mesmo jornal, Alexandra Pinto Leitão, professora da Universidade Católica do Porto, refere que "embora a JMJ atraia um grande número de visitantes e possam aumentar temporariamente o consumo de bens e serviços, é pouco provável que tenham um impacto substancial na taxa de inflação do país", até porque "muitos não ficam hospedados em hotéis e a JMJ pode mesmo afastar o turista tradicional".
Em julho, a taxa de inflação abrandou, pelo nono mês consecutivo, para 3,1%.