Vai nascer em Braga uma creche disponível 24 horas 

Vai nascer em Braga uma creche disponível 24 horas 
| Norte
Porto Canal

O Clube dos Pequenos, em Braga, funcionará enquanto berçário e creche durante 24 horas, a partir de setembro do próximo ano.

A instituição particular de solidariedade social Centro Social do Vale do Homem vai assinar nas próximas semanas o contrato para iniciar a construção do "Clube dos Pequenos", que terá vagas específicas para filhos de trabalhadores do hospital e da Universidade do Minho.

Em declarações ao Jornal de Notícias, o presidente do Centro, disse que as obras começarão no último trimestre deste ano e que a abertura acontecerá em setembro de 2024. “Trata-se de uma resposta de caráter inovador e que vai, com toda a certeza, ser uma mais-valia a todos os níveis”, garantiu Jorge Pereira.

A creche terá lugar num terreno cedido pela Câmara de Braga, em Gualtar, nas proximidades do hospital.

O projeto tem sido discutido com a unidade hospitalar e com a Universidade do Minho. “Há muito que os funcionários destas instituições ansiavam por uma valência de acolhimento de crianças adequada às suas necessidades específicas”, sublinhou o presidente da IPSS ao JN.

O Clube dos Pequenos vai funcionar durante 24 horas, sete dias por semana, acolhendo crianças até aos três anos. “Isso permitirá que um pai ou uma mãe que vão a uma consulta no Hospital de Braga possam deixar o seu filho no Clube dos Pequenos, da mesma forma que um professor ou um aluno que tenham uma aula na Universidade do Minho”, exemplificou Jorge Pereira.

A creche poderá acolher até 84 crianças e será financiada pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

+ notícias: Norte

Processo do curso de medicina na Universidade de Aveiro "não está concluído" 

A Universidade de Aveiro (UA) esclareceu esta sexta-feira que o processo de criação do mestrado integrado de medicina não está concluído, faltando a decisão final do Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Temporais de inverno destroem passadiços e dunas a Norte

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) registou danos nas dunas, passadiços e outras estruturas no litoral nas zonas de Esposende e Ovar. As intervenções vão arrancar este ano e o preenchimento das praias com areia para conter a erosão costeira poderá custar milhões de euros.

Aprovado curso de Medicina na Universidade de Aveiro

A Universidade de Aveiro (UA) foi autorizada pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) a abrir um mestrado integrado em Medicina, depois de uma primeira candidatura ter sido recusada, informou esta sexta-feira fonte da academia.