Águas do Douro e Paiva inaugura novas infraestruturas para abastecimento de Baião
Porto Canal/Agências
A Águas do Douro e Paiva (AdDP) inaugurou esta sexta-feira um conjunto de novas infraestruturas para captação e reserva de água do rio Douro para abastecimento do concelho de Baião, fruto de um investimento superior a 3,1 milhões de euros.
Em comunicado, a Águas do Douro e Paiva esclarece que as novas instalações permitem “aumentar a fiabilidade do sistema de abastecimento e garantir a qualidade e quantidade de água necessária para satisfazer o consumo da população de Baião”.
A empresa construiu, em 2009, um sistema autónomo com captação no rio Ovil e tratamento na ETA de Pousada, seguida de uma rede de abastecimento em alta de distribuição à zona poente de Baião.
“Entretanto e, no seguimento da construção da rede em baixa da zona nascente, a cargo da Águas do Norte, a captação existente no rio Ovil revelou-se insuficiente para as necessidades do município, sobretudo no que respeita aos caudais fornecidos”, esclarece que a captação de água do Abelhal, agora inaugurada, foi a “solução técnica mais adequada” para garanti os volumes e a qualidade da água.
Além da nova captação e respetiva conduta elevatória, a empresa construiu um reservatório intermédio e a estação elevatória do Sobreiral, bem como um novo reservatório junto à ETA de Pousada, fruto de um investimento de cerca de dois milhões de euros.
A AdDP levou também a cabo uma empreitada para garantir o abastecimento a Valadares, na zona nascente, que consistiu na construção de uma rede de abastecimento em alta que permitirá fazer a ligação entre o reservatório de Amarelhe e o reservatório de Valadares, através de uma conduta em ferro fundido, no valor de cerca de 1,1 milhões de euros.
“Dado que os caudais de elevação são substancialmente maiores, para atender às necessidades das zonas poente e nascente de Baião, está em projeto a ampliação da ETA de Pousada”, refere a empresa.
A inauguração nas novas infraestruturas decorreu esta sexta-feira numa cerimónia presidida pelo secretário de Estado do Ambiente, Hugo Polido Pires, e que contou com a presença do presidente da Câmara de Baião, Paulo Pereira.
Na sessão, foi também apresentada a campanha de sensibilização “Água é vida – não a desperdice”, desenvolvida para responder à escassez de água que tem impactado alguns territórios portugueses e à qual o município de Baião se associou.
Promovida pelo Grupo Águas de Portugal, a Agência Portuguesa do Ambiente e a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, a campanha pretende sensibilizar para a redução dos consumos de água e promover práticas que fomentem o uso eficiente.