Cerca de 200 mil condutores não vão ter de fazer exame para renovar carta

Cerca de 200 mil condutores não vão ter de fazer exame para renovar carta
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| País
Porto Canal

A renovação da carta de condução, para condutores sem qualquer movimento desde 1 de janeiro de 2008, poderá ser feita sem que seja necessário fazer exame.

De acordo com dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) em resposta ao Jornal de Notícias, há “198 410 condutores que não apresentam movimento nas respetivas cartas de condução desde 1/1/2008 e que, potencialmente, estarão abrangidos pelo regime extraordinário previsto no Decreto-Lei 63/2023, de 31 de julho”.

O regime extraordinário e temporário surge depois de milhares de condutores estarem à espera para poder renovar a carta de condução já que precisavam de realizar a prática.

O presidente da Associação Nacional de Escolas de Condução (Anieca), António Reis, em declarações ao Jornal de Notícias aponta que esta medida é apresentada para “resolver os problemas com remendos”.

De fora deste regime estão os condutores que fizeram exame e chumbaram, algo que para o presidente da Anieca é “injusto”.

+ notícias: País

Custos do aeroporto de Lisboa para pessoas e cidade chegam a 12 mil milhões em 10 anos, frisa Zero

A associação ambientalista Zero alertou que os custos do aeroporto de Lisboa desde 2015, para a cidade e habitantes, nomeadamente para a saúde, ascendem a 12 mil milhões de euros.

Governo anuncia criação do Observatório da Vinha e do Vinho

O ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, anunciou esta quarta-feira, na Assembleia da República, a criação de um Observatório da Vinha e do Vinho, a ser implementado este ano para valorizar o setor vitivinícola.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".