Ana Catarina Mendes – Entrevista exclusiva ao Porto Canal

| País
Porto Canal

Em plena Jornada Mundial da Juventude, Ana Catarina Mendes foi convidada para uma entrevista no Porto Canal em direto do Parque Eduardo VII, em Lisboa. A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares respondeu às questões sobre o impacto da Jornada Mundial da Juventude para o país e para a região norte e quando questionada sobre a Regionalização, a ministra escolheu falar da Descentralização.

“É preciso tempo para que esta reforma da Descentralização respire, dê os seus resultados e mostre que um país mais descentralizado é um país em que está mais próximo das pessoas, mas é um país também mais democrático”, responde Ana Catarina Mendes.

A ministra revela que a resposta às críticas em torno do investimento da Jornada Mundial da Juventude já está a ser dada, demonstrando que Portugal também é capaz de organizar, e justifica o investimento estatal através do medo que as autarquias sentiram em avançar.

“Nas negociações com as Câmaras Municipais houve medo de arriscar por parte das Câmaras e o Estado Português tinha um compromisso com o Estado do Vaticano e, portanto, quis assumir”, justifica.

Sobre a atualidade do país, Ana Catarina Mendes garante que o Governo vai continuar a dar respostas sem cair no populismo e lembra que o Plano de Recuperação e Resiliência é uma boa oportunidade.

“Estamos muito concentrados para trabalhar e estudar para dar respostas que são complexas, não nos deixarmos cair no populismo ou naquilo que é a resposta mais fácil”, afirma a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares.

De olhos postos no futuro, Ana Catarina Mendes mostra-se otimista não só em relação ao usufruto no longo prazo do investimento feito por conta da Jornada Mundial da Juventude, como também em relação a temas estruturais da sociedade, como, por exemplo, a habitação.

Reveja a entrevista na íntegra:

+ notícias: País

Sexta-feira de sorte grande? Confira a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira.

Euromilhões. Três apostadores vencem prémio superior a 200 mil euros

O segundo prémio do Euromilhões, no valor de 231.778,99 euros, saiu a três apostadores que registaram o boletim fora de Portugal, segundo consulta no departamento de jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".