Grupo de Vila do Conde "pinta" o chão do Parque Eduardo VII de flores para o Papa Francisco
Catarina Cunha
Um grupo de 30 elementos de vila-condenses movidos pela Fé desenhou e concebeu um tapete de flores no Parque Edurado VII, conhecido pela Colina do Encontro, para acolher o Papa Francisco durante a Cerimónia de Acolhimento que decorre esta tarde, sendo este o primeiro encontro oficial do Santo Padre com os milhares de peregrinos que participam na Jornada Munidial da Juventude.
“A ideia partiu de um convite que foi feito à Paróquia de São João de Batista e à Câmara Municipal de Vila do Conde”, contou um dos membros do grupo ao Porto Canal.
Nuno Galvão partilhou que o tapete composto por cerca de 80 mil flores naturais e 70 metros quadrados de verde começou a ser criado há cerca de três semanas “com a desfolagem pétala a pétala”, tendo sido concluído na madrugada desta quinta-feira.
Relativamente ao desenho do tapete, o grupo trouxe um quadro de Maria e também uma imagem de Jesus Cristo, “que é o Pai de todos nós”, referiu o voluntário.
Apesar do trabalho ter sido dado como terminado, até à cerimónia de acolhimento “o tapete tem que ser regado para que as flores não voem”, acrescentou o vila-condense.
Segundo Nuno Galvão, a noite passada em claro durante a madrugada desta quinta-feira para dar como terminado o tapete vai valer a pena quando o Papa Francisco vir o mesmo.
“Acreditámos que o Papa Francisco vai achar maravilhoso, porque irá reconhecer todo o esforço que foi feito até à conclusão deste trabalho”, completou.
É de referir que em Vila do Conde o desenvolvimento de tapetes de flores são uma tradição secular.