Grupo de Vila do Conde "pinta" o chão do Parque Eduardo VII de flores para o Papa Francisco

Grupo de Vila do Conde "pinta" o chão do Parque Eduardo VII de flores para o Papa Francisco
Foto: JMJ Lisboa 2023
| Norte
Catarina Cunha

Um grupo de 30 elementos de vila-condenses movidos pela Fé desenhou e concebeu um tapete de flores no Parque Edurado VII, conhecido pela Colina do Encontro, para acolher o Papa Francisco durante a Cerimónia de Acolhimento que decorre esta tarde, sendo este o primeiro encontro oficial do Santo Padre com os milhares de peregrinos que participam na Jornada Munidial da Juventude. 

“A ideia partiu de um convite que foi feito à Paróquia de São João de Batista e à Câmara Municipal de Vila do Conde”, contou um dos membros do grupo ao Porto Canal.

Nuno Galvão partilhou que o tapete composto por cerca de 80 mil flores naturais e 70 metros quadrados de verde começou a ser criado há cerca de três semanas “com a desfolagem pétala a pétala”, tendo sido concluído na madrugada desta quinta-feira.

Relativamente ao desenho do tapete, o grupo trouxe um quadro de Maria e também uma imagem de Jesus Cristo, “que é o Pai de todos nós”, referiu o voluntário.

Apesar do trabalho ter sido dado como terminado, até à cerimónia de acolhimento “o tapete tem que ser regado para que as flores não voem”, acrescentou o vila-condense.

Segundo Nuno Galvão, a noite passada em claro durante a madrugada desta quinta-feira para dar como terminado o tapete vai valer a pena quando o Papa Francisco vir o mesmo.
“Acreditámos que o Papa Francisco vai achar maravilhoso, porque irá reconhecer todo o esforço que foi feito até à conclusão deste trabalho”, completou.

É de referir que em Vila do Conde o desenvolvimento de tapetes de flores são uma tradição secular.

+ notícias: Norte

Empresa de Guimarães vai fornecer cuecas de mulher para militares na Ucrânia

Uma têxtil de Guimarães foi escolhida pelo Ministério da Defesa para o fornecimento de um lote de cinco mil cuecas, noticia o Correio da Manhã, que será enviado para a Ucrânia.

Mais cinco concelhos conhecem os horários dos novos autocarros da UNIR

Já estão disponíveis os horários para Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis, Arouca, São João da Madeira e Vale de Cambra da rede de autocarros UNIR. O serviço entra em vigor já esta sexta-feira, dia 1 de dezembro.

PCP denuncia atrasos na divulgação dos horários da UNIR em 12 dos 16 concelhos

O PCP/Porto denunciou esta quarta-feira que em 12 dos 16 concelhos abrangidos pela UNIR, a nova rede de autocarros da Área Metropolitana do Porto (AMP), continuam por ser disponibilizados aos utentes a maioria dos horários.