Papa Francisco tem primeiro encontro oficial com jovens peregrinos

Papa Francisco tem primeiro encontro oficial com jovens peregrinos
Lusa
| Norte
Porto Canal/Agências

O Papa Francisco tem esta quinta-feira o primeiro encontro oficial com os peregrinos que participam na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), aos quais falará na cerimónia de acolhimento no Parque Eduardo VII, em Lisboa, a partir das 17h45.

No segundo dia da visita a Portugal, Francisco terá durante a manhã um encontro com jovens estudantes na Universidade Católica, de onde seguirá para Cascais, para um encontro com jovens do Scholas Occurentes, um programa educacional que criou ainda enquanto arcebispo de Buenos Aires.

Depois de no primeiro dia ter marcado presença em várias cerimónias oficiais, e de ter celebrado as Vésperas, com membros do clero e agentes pastorais, na igreja do Mosteiro dos Jerónimos, o Papa terá esta quinta-feira o primeiro grande encontro com jovens, numa cerimónia na qual são esperados muitos milhares de peregrinos, depois de na terça-feira cerca de 200 mil terem assistido à missa presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa.

A cerimónia no Parque Eduardo VII, esta semana batizado como Colina do Encontro, vai condicionar a circulação rodoviária na área, na qual estão delimitadas três tipos de zonas: vermelha, com restrição absoluta à circulação rodoviária; amarela, com restrição fortemente condicionada; e verde, com restrição condicionada.

Entre as zonas com restrição absoluta estão as avenidas António Augusto de Aguiar, Fontes Pereira de Melo e Liberdade. Está também proibida a circulação automóvel na rotunda do Marquês Pombal, Praça dos Restauradores, Rossio e na zona da Praça do Município.

Francisco, que estará em Fátima no sábado, volta a encontrar-se na sexta-feira à tarde na Colina do Encontro para a via sacra com os peregrinos.

A JMJ, que é o maior acontecimento da Igreja Católica, nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II (1920-2005), após um encontro com jovens em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

+ notícias: Norte

Popular atira objetos e faz gestos obscenos para arruada do PS em Guimarães

A uma semana das eleições legislativas antecipadas, o líder do PS encontra-se em campanha no Norte do país, arrancando o dia em Vila do Conde, com uma arruada em Caxinas, seguida de mais duas ações de rua, em Guimarães e em Vizela, e, ao final do dia, dois comícios, o primeiro será em Braga e o último, em Viana do Castelo.

Portugal regressa ao espaço. Satélite construído em Matosinhos é lançado esta segunda-feira

O "Aeros", um nanossatélite de 4,5 quilos, seguirá a bordo de um foguetão Falcon 9, que descolará da base da empresa SpaceX de Vandenberg às 21:18 (hora de Lisboa), de acordo com a Thales Edisoft Portugal, líder do consórcio nacional que projetou, construiu e operará o engenho, e que agrega várias empresas e instituições académicas.

Norte com o maior número de ocorrências devido ao mau tempo

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) contabilizou 33 ocorrências durante a noite passada devido ao mau tempo, sobretudo na região Norte e relacionadas com limpezas de via, sem registo de feridos.