Porto e de Braga são os distritos que mais aderem ao programa 'Bilha Solidária'
Porto Canal
Porto e de Braga são os distritos que mais têm aderido ao programa Bilha Solidária, que permite um apoio de 10 euros por bilha/ mês aos consumidores domésticos beneficiários de tarifa social de energia elétrica ou de prestações sociais mínimas que apresentarem fatura com contribuinte.
A medida extraordinária do Governo, desde que passou a ser entregue pelas Juntas de freguesia, já atribuiu cerca de 700 mil euros.
A 'Bilha Solidária' foi prolongada para o ano em curso e só terminará quando os 3 milhões de euros de verba afetos a este programa se gastarem. Ou seja, há mais de dois milhões de euros para serem dispendidos até dezembro.
Desde que o arranque da segunda fase do programa, que avançou em setembro de 2022, já foram entregues 690 940 euros, sublinhou ao JN fonte da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).
Segundo a ANAFRE, que especificou a distribuição geográfica dos apoios no presente ano, o Norte é responsável pela adesão mais signficativa ao programa, com os distritos do Porto (11 622 apoios) e Braga (5 857) a liderarem a tabela. Lisboa, Aveiro e Viseu, com 4630, 3920 e 3660 apoios atribuídos, respetivamente, surgem logo de seguida.