Portugal é o país onde as famílias estão a reduzir mais os depósitos bancários

Portugal é o país onde as famílias estão a reduzir mais os depósitos bancários
| Economia
Porto Canal

Portugal é o país onde as famílias estão a reduzir mais os depósitos bancários. Nos primeiros cinco meses do ano o país registou a maior redução de toda a zona euro. 

Apesar disso, o Banco de Portugal não tem mostrado grande preocupação com estes dados e diz mesmo que não há motivos para alarme. 

De acordo com o jornal Público, as razões para este fenómeno centram-se com o facto de os portugueses usarem as poupanças acumuladas nos bancos para fazer face a despesas, com a gande procura pelos Certificados de Aforro e com amortização dos empréstimos cada vez mais caros.

O jornal dá nota ainda que Portugal registou, entre janeiro e maio deste ano, uma descida de 4,7%, ou quase 9000 milhões de euros. Segue-se Espanha e Itália, com quedas de 2,4% e 2,3%, respetivamente. 

+ notícias: Economia

Pão, leite, rendas e portagens vão ficar mais caros. Saiba os principais aumentos para 2025

O ano de 2025 deverá ser marcado por uma descida da taxa de inflação, mas as famílias vão deparar-se com a subida generalizada dos preços de alguns serviços e bens, como as portagens, rendas, telecomunicações e o pão.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.