Governo prolonga IVA Zero na alimentação até ao final do ano

Governo prolonga IVA Zero na alimentação até ao final do ano
Porto Canal
| País
Porto Canal

O primeiro-ministro, António Costa, já tinha alertado para a possibilidade de renegociar esta medida caso a inflação não abrandasse e, esta quinta-feira, o jornal Público noticia que o Governo decidiu prolongar o cabaz IVA Zero até ao final do ano.

O diploma que isenta de IVA um cabaz de 46 alimentos essenciais entrou em vigor no passado dia 18 de abril e estava previsto prolongar-se até dia 31 de outubro de 2023.

O Público acrescenta também que tendo em conta a redução de preços que esta medida tem provocado em alguns dos alimentos, o executivo socialista está a ponderar introduzir o cabaz IVA Zero no Orçamento do Estado para 2024.

Recorde-se que a medida do IVA Zero foi implementada para fazer face ao agravamento do custo de vida provocado pela subida da inflação.

 

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Ministra da Saúde assume empenho para melhorar resposta de urgências pediátricas

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu este domingo no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.