Dois anos e meio depois do encerramento, ex-trabalhadores da Refinaria de Matosinhos continuam sem respostas

| Norte
Porto Canal

Dois anos depois do encerramento definitivo da refinaria de Matosinhos a maioria dos trabalhadores continua com a vida em suspenso. A maior parte está ainda desempregada e as soluções apresentadas não chegam para todos. De recordar que, logo depois da Galp ter decidido concentrar as operações em Sines, foi criado um fundo de transição justa para financiar o futuro dos antigos trabalhadores. 

O Ministro do Ambiente diz que estão a ser programadas ações de formação profissional para 55 ex-trabalhadores da refinaria de Matosinhos , que estão a viver do subsídio de desemprego.

A Galp desligou a última unidade de produção da refinaria de Matosinhos a 30 de abril de 2021, na sequência da decisão de concentrar as operações em Sines e depois do encerramento em dezembro de 2020, ainda há muitos funcionários com futuro indefinido.

+ notícias: Norte

Assembleia Municipal de Gaia adia votações sobre TGV para depois das legislativas

A Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, adiou esta sexta-feira a votação de pareceres não vinculativos a um traçado alternativo da linha de alta velocidade para depois das eleições legislativas de 18 de maio.

Golfinhos a nadar no Porto de Leixões surpreendem população

Um grupo de cerca de seis golfinhos apareceu a nadar no Porto de Leixões, em Matosinhos, e gerou surpresa entre várias pessoas que estavam no local e que gravaram o momento, conforme se vê em vídeos que circulam nas redes sociais. Fonte do Porto de Leixões revelou que o fenómeno não é único, embora gere sempre a surpresa de um quem o presencia.

Metro do Porto também "não foi envolvida" no novo projeto para estação de TGV em Gaia

A Metro do Porto também "não foi envolvida na avaliação da solução alternativa" para a estação ferroviária de alta velocidade em Gaia apresentada pelo consórcio LusoLav que uma extensão da Linha Rubi, disse esta sexta-feira fonte oficial à Lusa.