Parque Natural de Montesinho recebe 80 voluntários estrangeiros para atividades de conservação da natureza

Parque Natural de Montesinho recebe 80 voluntários estrangeiros para atividades de conservação da natureza
| Norte
Porto Canal/Agências

O Parque Natural de Montesinho recebe este verão cerca de 80 jovens voluntários estrangeiros, no âmbito de um programa com 26 anos que decorre há 26 anos neste área protegida dividida pelos concelhos de Vinhais e Bragança.

Os voluntários são inseridos nas comunidades, onde realizam “atividades de recuperação e preparação de infraestruturas, tais como pinturas de igrejas e capelas, lavadouros, coretos e fontes”, como informou o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF):

Divididos em grupos, os jovens realizam ainda “atividades de conservação da natureza, tais como limpeza e manutenção de caminhos, limpeza de linhas de água, limpeza de floresta e limpeza e remarcação de percursos pedestres”.

O programa resulta de uma parceria entre o Parque Natural de Montesinho e o Serviço de Voluntariado Internacional, sediado em Bruxelas, e já chamou, em 26 anos, a esta área protegida 1.404 voluntários de países como a Bélgica, Espanha, França e Holanda.

+ notícias: Norte

Vórtex. Leitura de acórdão marcada para 20 de março no Tribunal de Espinho

A leitura do acórdão do processo Vórtex, que tem entre os arguidos dois ex-presidentes da Câmara de Espinho, foi marcada para 20 de março, mais de um ano e meio depois de o julgamento ter começado no tribunal local.

GNR realiza patrulhamento para deteção de venenos no Planalto Mirandês

A GNR está a realizar ações de patrulhamento especializado para identificar a eventual utilização de venenos prejudiciais a animais como o lobo ou aves rupícolas nos concelhos do Planalto Mirandês.

Vórtex. Defesa de Miguel Reis diz que processo foi construído com base na confissão de Pessegueiro

A defesa de Miguel Reis, arguido no processo Vórtex, pediu a absolvição do ex-presidente da Câmara de Espinho dos crimes de que está acusado, afirmando que o caso foi construído com base na confissão do empresário Francisco Pessegueiro.