Parque Natural de Montesinho recebe 80 voluntários estrangeiros para atividades de conservação da natureza

Parque Natural de Montesinho recebe 80 voluntários estrangeiros para atividades de conservação da natureza
| Norte
Porto Canal/Agências

O Parque Natural de Montesinho recebe este verão cerca de 80 jovens voluntários estrangeiros, no âmbito de um programa com 26 anos que decorre há 26 anos neste área protegida dividida pelos concelhos de Vinhais e Bragança.

Os voluntários são inseridos nas comunidades, onde realizam “atividades de recuperação e preparação de infraestruturas, tais como pinturas de igrejas e capelas, lavadouros, coretos e fontes”, como informou o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF):

Divididos em grupos, os jovens realizam ainda “atividades de conservação da natureza, tais como limpeza e manutenção de caminhos, limpeza de linhas de água, limpeza de floresta e limpeza e remarcação de percursos pedestres”.

O programa resulta de uma parceria entre o Parque Natural de Montesinho e o Serviço de Voluntariado Internacional, sediado em Bruxelas, e já chamou, em 26 anos, a esta área protegida 1.404 voluntários de países como a Bélgica, Espanha, França e Holanda.

+ notícias: Norte

Ex-autarcas de Montalegre começam a ser julgados em 17 de abril

Os cerca de 70 arguidos da Operação Alquimia, entre os quais os antigos presidente e vice-presidente da Câmara de Montalegre, vão começar a ser julgados em 17 de abril, disse esta segunda-feira à Lusa fonte judicial.

Extinto fogo em lar de Santo Tirso e cerca de 40 utentes retirados para pavilhão municipal

O incêndio que deflagrou na noite desta segunda-feira num lar de Santo Tirso já está extinto e cerca de 40 utentes estão a ser retirados para o pavilhão municipal, adiantou à Lusa fonte dos bombeiros.

Álvaro Santos, eleito presidente da CCDR-N, quer dar “início a um novo ciclo” no Norte

Álvaro Santos, nome indicado por PSD e PS para a presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte e que foi eleito, disse à Lusa que quer “dar início a um novo ciclo” na região.