Guerra na Ucrânia. Kiev proíbe língua russa na cultura e entretenimento

Guerra na Ucrânia. Kiev proíbe língua russa na cultura e entretenimento
| Mundo
Porto Canal/Agências

A Câmara Municipal de Kiev proibiu o uso público de livros, músicas, apresentações, espetáculos, livros de arte, obras audiovisuais e outras manifestações culturais em língua russa.

Citada esta sexta-feira pelo jornal independente ucraniano Euromaidan, a autarquia de Kiev informou ter decidido proibir o uso público de produtos de entretenimento em língua russa, na capital.

“É necessário proteger o espaço de informação ucraniano das influências híbridas do estado agressor, que está a tentar destruir a identidade nacional ucraniana, cultura, tradições, costumes e memória histórica. A Rússia não tem lugar no coração da nossa capital”, disse Vadym Vasylchuk, presidente do Comissão Permanente de Educação, Ciência, Juventude e Desporto.

Vasylchuk acrescentou ainda que a moratória também se aplica a objetos de arte material e espiritual que têm significado artístico, histórico, etnográfico e científico e devem ser armazenados, reproduzidos e protegidos de acordo com a lei ucraniana.

Esta quinta-feira, o Conselho da Cidade de Kiev aprovou também a proposra de desmontar ou deslocar mais de 60 monumentos, memoriais e elementos decorativos associados à antiga União Soviética ou à Rússia.

Já em novembro do ano passado, a Câmara de Kiev tinha excluído por completo o ensino da língua russa dos currículos das instituições municipais no pré-escolar e no ensino básico.

Kiev tem sido uma das cidades mais fustigadas pelos ataques aéreos russos desde a invasão militar das tropas de Moscovo na Ucrânia.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.