Desde janeiro, Município do Porto arrecadou quase sete milhões de euros com Taxa Turística

Desde janeiro, Município do Porto arrecadou quase sete milhões de euros com Taxa Turística
Rita Ormonde
| Porto
Catarina Cunha

Nos primeiros cinco meses do ano, de janeiro a maio, o Município do Porto amealhou 6.9 milhões de euros com a Taxa Turística Municipal, segundo dados da Câmara Municipal do Porto, avançados ao Porto Canal pelo vereador responsável pelo pelouro das Finanças, Atividades Económicas e Fiscalização, da Economia, Emprego e Empreendedorismo.

O número representa uma subida de 54%, relativamente aos valores registados em 2022. Do montante arrecadado, 60% corresponde ao número de dormidas em Alojamento Local e 40% em Hotéis.

Ricardo Valente revela que a receita da taxa turística “vai ser dirigida para aquelas áreas, onde o turismo tem impacto mais negativo (…) basicamente arranjos do espaço público (…) e também para a política de habitação acessível”.

De acordo com o responsável pela pasta da Economia, até ao final do presente ano, a receita com a taxa turística pode vir a “ultrapassar os 20 milhões de euros, o que significa que é uma taxa que vale metade do IMI que é cobrado em toda a cidade do Porto”.

Desde 2018, que a taxa turística é aplicada a todos os visitantes da cidade, a partir dos 13 anos, e tem um valor de 2 euros, por dormida, uma quantia equilibrada, na opinião do vereador. O mesmo descarta comparações com autarquias vizinhas que cobram um valor inferior, dizendo apenas que a definição do preço é uma “opção” de cada uma.

“No fundo, uma lógica de partilha”, é desta forma que Ricardo Valente explica a necessidade da taxa turística. “É a lógica do turista fazer parte da comunidade, chamada de cidade, e ajudá-la nos seus problemas, para que quando ele [turista] chegar à cidade estarem resolvidos, mas para tal ele também tem que participar, de forma direta”, acrescenta.

Já o Presidente da Associação do Turismo do Porto e Norte refere que o recorde na receita é “um bom indicador que os turistas estão a crescer na região Norte”.

Acerca da aplicação do montante, Luís Pedro Martins volta a defender a distribuição do mesmo para a promoção externa da região, contudo garante que a entidade que gere está a discutir “com tranquilidade” essa possibilidade com o Município do Porto.

Visitantes concordam com aplicação da Taxa Turística

O Porto Canal falou com alguns turistas do Porto que concordam com a aplicação e a quantia da Taxa Turística Municipal.

Hospedado num hotel na cidade, André Nunes pagou seis euros de taxa turística, por três dormidas, mas esclarece que “é um valor normal [aceitável], se for usado para melhorar as condições da terra”.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).