A entrevista exclusiva de D. Américo Aguiar ao Porto Canal

A entrevista exclusiva de D. Américo Aguiar ao Porto Canal
| País
Porto Canal

A poucos dias do arranque da Jornada Mundial da Juventude, evento inédito em Portugal, o Bispo Auxiliar de Lisboa dá uma entrevista a partir sede da fundação do evento.

Na conversa de 40 minutos, conduzida por Estela Machado, diretora de informação do Porto Canal, Américo Aguiar abordou os preparativos para a Jornada Mundial da Juventude, destacando a preocupação com a falta de oportunidades e as desigualdades existentes entre os jovens portugueses, consoante a posição geográfica no país.

“A coesão territorial e a igualdade de oportunidades dos portugueses e dos jovens portugueses, isso preocupa, mas isso não é a Jornada Mundial da Juventude, nem este investimento que vai porventura resolver ou decidir”, disse em entrevista exclusiva ao Porto Canal, a menos de um mês para o início do evento religioso.

Segundo D. Américo Aguiar, a sociedade portuguesa tem que “abrir o coração e refletir profundamente o que é que eu do Porto, de Braga e das grandes cidades estamos dispostos a fazer diferente para que os jovens do resto do país sintam que têm as mesmas oportunidades.”

Para o Bispo Auxiliar de Lisboa, isso deve de acontecer para que a “meritocracia seja uma realidade e para que possamos sonhar, lutar e concretizar o nosso sonho, como nos pede o Papa Francisco (…) e a Jornada Mundial da Juventude é um grito para isso mesmo [para a igualdade]”.

+ notícias: País

Até já, calor! Temperaturas arrefecem e chuva está de regresso

A presente semana tem brindado os portuenses com um calor digno de verão, com a temperatura máxima a atingir, esta quinta-feira, os 28º Celsius. Mas, este é “sol de pouca dura”, com o tempo a mudar drasticamente já a partir deste sábado.

Municípios vão poder usar imóveis que não tenham utilização pelo Estado central

Os municípios vão passar a poder utilizar imóveis a que o Estado central não seja capaz de dar uso, comunicou esta sexta-feira o ministro das Infraestruturas e Habitação, prometendo detalhes sobre esta medida “nos próximos dez dias”.

Portuguesa de cinco anos morre em aparatosa colisão em França

Uma criança de cinco anos de idade morreu, esta terça-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre dois veículos na comuna de Habbas, em França, informa o France Blue.Segundo a mesma fonte, a tia da vítima mortal e condutora da viatura ficou em estado grave, tendo sido transportada para o Hospital de Dax.