Concurso de 14 milhões de euros para terminar Casa da Democracia Local em Valongo vai ser votado pelo executivo

Foto: UNUM
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Valongo vota na quinta-feira a abertura de um novo concurso para a conclusão da Casa da Democracia Local, no valor de 14 milhões de euros, depois de em maio ter rescindido contrato com a Tecnifeira.

Em comunicado, a 23 de maio, a câmara do distrito do Porto explicou que a obra, que devia estar concluída em agosto deste ano, sofrera um atraso devido à “manifesta incapacidade técnica do empreiteiro, que não alocou à execução da obra os meios previstos no contrato de empreitada, registando-se sucessivos incumprimentos das cargas de mão-de-obra e de pessoal técnico”.

A obra fora adjudicada, em setembro de 2021, por 10.614.922,95 de euros, à Tecnifeira – Engenharia e Construção, SA.

Na proposta que vai a votação, e a que a Lusa teve acesso, a autarquia de maioria socialista liderada por José Manuel Ribeiro informa que “estando executados parte dos trabalhos, propõe-se a abertura de novo procedimento para a conclusão da empreitada em conformidade com o projeto aprovado”.

No documento lê-se ainda que “o preço base da empreitada importa em 14 milhões de euros” e que “considerando a dimensão da obra e o grau de complexidade dos trabalhos a realizar, propõe-se que seja fixado o prazo de 480 dias para a execução da obra”.

Na mesma reunião, o executivo votará também a abertura do procedimento para a contratação de um “empréstimo de médio e longo prazo para financiamento da empreitada até 13 milhões de euros”, avançando com um prazo de “20 anos, contados a partir da perfeição e eficácia do contrato, considerando-se para este efeito a obtenção de visto prévio do Tribunal de Contas”, para ser consumado o pagamento da dívida.

O executivo irá também votar as obras nas futuras instalações da Polícia Municipal, na Avenida 5 de Outubro, em Ermesinde, nomeadamente a adjudicação da empreitada à empresa Cunha & Barroso, Lda., pelo preço contratual 1.025.000,00, mais IVA, e um prazo de execução de 270 dias, descreve a proposta.

+ notícias: Norte

Idoso morre após ser colhido por comboio em Valadares

Um idoso, com cerca de 70 anos, morreu ao início da tarde deste sábado, após ser colhido por um comboio junto à estação ferroviária de Valadares. A circulação ferroviária esteve fechada durante pouco mais de uma hora, mas já se encontra reestabelecida.

Homem baleado em Leça do Balio

Um motociclista terá sido baleado, na Rua de Recarei, em Leça do Balio, Matosinhos, este sábado à tarde, apurou o Correio da Manhã (CM).

Colisão entre motociclo e carro condiciona trânsito na Via Norte

Uma colisão entre um motociclo e um carro provocou um ferido grave na Estrada Nacional 14 (EN14), perto da fábrica da Super Bock, este sábado à noite.