Casa da Democracia de Valongo vai custar quase 23 milhões de euros

| Norte
Porto Canal

Depois de ter rescindido contato com o então empreiteiro da obra, a Câmara Municipal de Valongo justifica o aumento da verba com as variações da economia e a oposição diz que o processo é muito obscuro.

As obras estão paradas desde março, altura em que a Tecnifeira, empresa responsável pela obra, viu rescindido o contrato.

Mas o novo orçamento já foi revelado. A obra da Casa da Democracia de Valongo vai ter um custo total de quase 23 milhões de euros. Os novos custos foram revelados em Assembleia Municipal, na passada sexta-feira, mas a oposição fala num processo obscuro, baseado em imprecisões.

O aumento generalizado dos preços e a rescisão de contrato com o empreiteiro adjudicatário, no passado mês de março, constituem, para a autarquia, as razões para a derrapagem dos preços e também dos prazos da obra.

O vereador social-democrata acusa o autarca de incompetência e José Manuel Ribeiro recorda que não existiram quaisquer votos contra o novo valor da empreitada.

A Casa da Democracia Local vai servir de nova sede para a Câmara Municipal de Valongo. As obras arrancaram em agosto de 2021 e estão, neste momento, suspensas, enquanto se aguarda a abertura de novo concurso público internacional.

+ notícias: Norte

Projeto permitiu a 233 crianças irem para a escola de bicicleta em Matosinhos

O projeto CicloExpresso permitiu a 233 crianças do concelho de Matosinhos irem de bicicleta para escola de forma “segura, organizada e divertida”, entre setembro e dezembro de 2025.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.