Rusgas 2023. Lordelo do Ouro e Massarelos é a grande vencedora

Rusgas 2023. Lordelo do Ouro e Massarelos é a grande vencedora
Àgora
| Porto
Porto Canal

A união de freguesias Lordelo do Ouro e Massarelos voltou a vencer o concurso das Rusgas de São João, no Porto. O grupo venceu renovou o título de melhor grupo. A apresentação decorreu na tarde deste sábado e marcou o final das festas populares na cidade do Porto. Em segundo e terceiro lugar foi entregue a Campanhã e Bonfim, respetivamente.

As Rusgas de São João voltaram a ser tradição, com a exibição dos usos e costumes das diferentes zonas da cidade. Desde uma charrete puxada por dois cavalos a um grande balão de São João, foram várias as formas de animar as ruas do Porto.

Os sete grupos foram avaliados por um júri composto por sete elementos apontados pelas diferentes freguesias presentes, com especial atenção na coreografia, cenografia, figurinos e musicalidade.

Classificação das Rusgas 2023:
1º. – União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos – 220 pontos
2º. – Freguesia de Campanhã – 211 pontos
3º. – Freguesia do Bonfim – 207 pontos
4º. – União de Freguesias do Centro Histórico – 177 pontos
5º. – União de Freguesias de Aldoar, Nevogilde e Foz do Douro – 174 pontos
6º. – Freguesia de Paranhos – 157 pontos
7º. – Freguesia de Ramalde – 123 pontos

+ notícias: Porto

Desenterrados 350 corpos que vão ajudar a contar a história do Cerco do Porto

“A partir do mundo dos mortos, conseguimos reconstruir um mundo dos vivos”. As palavras são da antropóloga Sofia Nogueira que está a dirigir as escavações arqueológicas num terreno anexo à Biblioteca Pública, no centro do Porto, que serviu como cemitério aquando do surto de cólera no decorrer do Cerco do Porto. Ao todo, já foram levantados mais de 350 corpos.

Alberto Machado renuncia ao cargo de vereador na Câmara do Porto

O social-democrata Alberto Machado renunciou, esta sexta-feira, ao cargo de vereador na Câmara do Porto, apurou o Porto Canal junto de fonte do partido.

Unidade de consumo móvel do Porto pretende chegar a cerca de 600 consumidores

A unidade de consumo móvel vigiado do Porto deverá começar a operar na próxima semana nos territórios de Campanhã e do Centro Histórico, com o intuito de chegar a cerca de 600 consumidores de substâncias injetáveis, foi esta sexta-feira anunciado.