Parque eólico offshore de Matosinhos pode ficar a 38 km da costa 

| Norte
Porto Canal

O parque eólico offshore de Matosinhos pode, afinal, ficar a 38km da costa.

A potência estava projetada para ficar a 3 km da costa da Área Metropolitana do Porto, o que causava conflitos com a pesca local. A nova localização reduz também o impacto visual do parque eólico flutuante.

O presidente da Área Metropolitana diz que o governo não se mostrou sensível quanto à intensidade de ventoinhas eólicas que vão ser instaladas na zona. Sobre os efeitos na atividade piscatória, Eduardo Vítor Rodrigues diz que o parque eólico vai apenas afetar a pesca por arrasto.

+ notícias: Norte

Construção do maior parque eólico vai nascer no Norte em 2025

A Iberdrola vai avançar em 2025 com a construção de um parque eólico com 38 aerogeradores, nos distritos de Vila Real e Braga, após a obtenção da licença de produção pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Sérgio Rebelo é o vencedor do Prémio de Arquitetura do Douro

Sérgio Rebelo é o vencedor desta edição do Prémio de Arquitetura do Douro com o projeto Quinta do Adorigo, no concelho de Tabuaço, distrito de Viseu.

Comunidade Intermunicipal do Ave aprova orçamento de quase 27,5 milhões de euros para 2025

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave anunciou a aprovação, este sábado em Guimarães, por unanimidade, o Plano e Orçamento para 2025, no valor de quase 27,5 milhões de euros, um aumento de 4,49% em relação a 2024.