Cerca de seis mil pessoas pedem arraial LGBT no centro do Porto

Cerca de seis mil pessoas pedem arraial LGBT no centro do Porto
| Porto
Porto Canal

Cerca de seis mil pessoas pedem a organização do arraial LBGT no centro da cidade do Porto. A organização entregou ao município uma petição assinada por 5701 pessoas.

A petição “Contra a invisibilidade, queremos festa no centro da cidade” foi entregue à autarquia esta quarta-feira pela Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho LGBTQI+ do Porto.

De acordo com o JN, que teve acesso ao email enviado à câmara, a organização escreveu que “o objetivo desta petição é ampliar as vozes dos 21 coletivos e associações que compõem a Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto”, acrescentando que “merecemos terminar a marcha e realizar a nossa celebração ativista no centro da cidade”.

“Solicitamos que o pedido dessas pessoas seja atendido e o município dê uma resposta correta e clara ao desejo de tantas pessoas para que esta celebração aconteça no centro da cidade e num espaço acessível e capaz de comportar a expectativa da organização de que 15 mil pessoas estejam presentes”, pode ler-se, segundo o mesmo jornal.

De recordar que a organização da marcha pediu para realizar a mesma na Alameda das Fontainhas, algo que foi negado pela autarquia do Porto que alegou que nesse fim de semana de sete a nove de julho já existiam vários eventos na cidade. Assim, a Câmara propôs a utilização do Parque do Covelo, algo que levou a organização a acusar a autarquia de querer remeter evento à "invisibilidade".

No entanto, ao JN a câmara explicou que “a escolha do Parque do Covelo, local municipal com todas as condições para a realização do evento e no qual frequentemente acontecem diversas iniciativas municipais e promovidas/apoiadas pela Ágora, teve como principal fundamento lógico, o facto de ser um parque urbano e estar próximo de acessos viários (VCI), e transportes públicos tais como o Metro e a STCP”.

+ notícias: Porto

Câmara do Porto vota redução de 0,5% no IRS e manutenção do IMI para 2026

O executivo da Câmara do Porto vai votar, na quarta-feira, a redução do IRS arrecadado pelo município, passando da taxa de 3% para 2,5% em 2026, e manter em 0,324% do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

Pedro Duarte entrega Chaves da Cidade do Porto a Presidente de Moçambique

O presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, entregou, esta terça-feira, as Chaves da Cidade ao Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, salientando que a atual estabilidade política portuguesa é propícia ao fortalecimento da cooperação entre os dois países.

Avião declara emergência após tentar aterrar no Porto

Um avião da Easyjet com destino ao Porto declarou emergência depois de duas tentativas de aterrar no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.