Cerca de seis mil pessoas pedem arraial LGBT no centro do Porto
Porto Canal
Cerca de seis mil pessoas pedem a organização do arraial LBGT no centro da cidade do Porto. A organização entregou ao município uma petição assinada por 5701 pessoas.
A petição “Contra a invisibilidade, queremos festa no centro da cidade” foi entregue à autarquia esta quarta-feira pela Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho LGBTQI+ do Porto.
De acordo com o JN, que teve acesso ao email enviado à câmara, a organização escreveu que “o objetivo desta petição é ampliar as vozes dos 21 coletivos e associações que compõem a Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto”, acrescentando que “merecemos terminar a marcha e realizar a nossa celebração ativista no centro da cidade”.
“Solicitamos que o pedido dessas pessoas seja atendido e o município dê uma resposta correta e clara ao desejo de tantas pessoas para que esta celebração aconteça no centro da cidade e num espaço acessível e capaz de comportar a expectativa da organização de que 15 mil pessoas estejam presentes”, pode ler-se, segundo o mesmo jornal.
De recordar que a organização da marcha pediu para realizar a mesma na Alameda das Fontainhas, algo que foi negado pela autarquia do Porto que alegou que nesse fim de semana de sete a nove de julho já existiam vários eventos na cidade. Assim, a Câmara propôs a utilização do Parque do Covelo, algo que levou a organização a acusar a autarquia de querer remeter evento à "invisibilidade".
No entanto, ao JN a câmara explicou que “a escolha do Parque do Covelo, local municipal com todas as condições para a realização do evento e no qual frequentemente acontecem diversas iniciativas municipais e promovidas/apoiadas pela Ágora, teve como principal fundamento lógico, o facto de ser um parque urbano e estar próximo de acessos viários (VCI), e transportes públicos tais como o Metro e a STCP”.