Cerca de seis mil pessoas pedem arraial LGBT no centro do Porto

Cerca de seis mil pessoas pedem arraial LGBT no centro do Porto
| Porto
Porto Canal

Cerca de seis mil pessoas pedem a organização do arraial LBGT no centro da cidade do Porto. A organização entregou ao município uma petição assinada por 5701 pessoas.

A petição “Contra a invisibilidade, queremos festa no centro da cidade” foi entregue à autarquia esta quarta-feira pela Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho LGBTQI+ do Porto.

De acordo com o JN, que teve acesso ao email enviado à câmara, a organização escreveu que “o objetivo desta petição é ampliar as vozes dos 21 coletivos e associações que compõem a Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto”, acrescentando que “merecemos terminar a marcha e realizar a nossa celebração ativista no centro da cidade”.

“Solicitamos que o pedido dessas pessoas seja atendido e o município dê uma resposta correta e clara ao desejo de tantas pessoas para que esta celebração aconteça no centro da cidade e num espaço acessível e capaz de comportar a expectativa da organização de que 15 mil pessoas estejam presentes”, pode ler-se, segundo o mesmo jornal.

De recordar que a organização da marcha pediu para realizar a mesma na Alameda das Fontainhas, algo que foi negado pela autarquia do Porto que alegou que nesse fim de semana de sete a nove de julho já existiam vários eventos na cidade. Assim, a Câmara propôs a utilização do Parque do Covelo, algo que levou a organização a acusar a autarquia de querer remeter evento à "invisibilidade".

No entanto, ao JN a câmara explicou que “a escolha do Parque do Covelo, local municipal com todas as condições para a realização do evento e no qual frequentemente acontecem diversas iniciativas municipais e promovidas/apoiadas pela Ágora, teve como principal fundamento lógico, o facto de ser um parque urbano e estar próximo de acessos viários (VCI), e transportes públicos tais como o Metro e a STCP”.

+ notícias: Porto

Nota da Direção de Informação sobre insultos em Famalicão

A Direção de Informação do Porto Canal condena com toda a veemência qualquer ataque ou impedimento ao exercício de todos os trabalhos jornalísticos.

"Um voo para a vida" com destino no Porto. Bebé de sete dias transportado pela Força Aérea está estável

A Força Aérea Portuguesa transportou, na sexta-feira, do Funchal para o Porto, um recém-nascido de sete dias que necessitava de cuidados de emergência, informou aquele ramo das Forças Armadas.

Trotinetes da Bolt já deram 60 voltas ao mundo no Porto

Foi no São João do Porto que a Bolt bateu o recorde de mais viagens feitas em 24 horas. Foram cerca de 17 mil. O número não é isolado e acompanha uma tendência do uso das bicicletas e trotinetes na cidade. Mais para deslocações diárias e rotineiras, do que para lazer. Em entrevista ao Porto Canal, o diretor-geral da Bolt em Portugal, Frederico Venâncio, fez um balanço do serviço no Porto e a importância da micromobilidade numa cidade onde os carros ainda reinam.