“Mariana Mortágua mentiu com todos os dentes”, acusa Rui Moreira sobre marcha LGBTI+
Porto Canal
O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, acusou Mariana Mortágua de mentir, relativamente à polémica com a localização da marcha do orgulho LGBTI+, no Porto.
“Mariana Mortágua mentiu com todos os dentes”, disse o edil em declarações aos jornalistas em relação à Marcha do Orgulho LGBTI+. Moreira defende que “não houve nenhuma interferência” da autarquia em relação à realização da marcha acrescentando que “a Câmara do Porto sempre disse que ela podia ser feita onde os organizadores fizessem e quisessem”.
O presidente da Câmara acusa ainda o Bloco de Esquerda (BE) de aproveitamento político. “É uma tentativa de apropriação do Bloco de Esquerda, como de costume, das causas. O Bloco de Esquerda não consegue sair da cepa torta, não consegue falar aos movimentos populares e aquilo que tenta é aprisionar e aproveitar-se de movimentos legítimos e preocupações legítimas”, disse.
O autarca da cidade acusou ainda a coordenadora do Bloco de Esquerda de desconhecer a cidade ao, referindo que o Parque do Covêlo se situa no centro da cidade, “dentro dos limites da VCI, portanto é claramente no centro do Porto”.
A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, considerou que Rui Moreira, "quis boicotar" o dia da Marcha do Orgulho LGBTI+ da cidade, que se realiza esta tarde no centro, rumo à Cordoaria.
A coordenadora do BE falava no arranque da marcha, que se iniciou na Praça da República, com milhares de pessoas no Jardim de Teófilo Braga.