“Mariana Mortágua mentiu com todos os dentes”, acusa Rui Moreira sobre marcha LGBTI+

| Porto
Porto Canal

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, acusou Mariana Mortágua de mentir, relativamente à polémica com a localização da marcha do orgulho LGBTI+, no Porto.

“Mariana Mortágua mentiu com todos os dentes”, disse o edil em declarações aos jornalistas em relação à Marcha do Orgulho LGBTI+. Moreira defende que “não houve nenhuma interferência” da autarquia em relação à realização da marcha acrescentando que “a Câmara do Porto sempre disse que ela podia ser feita onde os organizadores fizessem e quisessem”.

O presidente da Câmara acusa ainda o Bloco de Esquerda (BE) de aproveitamento político. “É uma tentativa de apropriação do Bloco de Esquerda, como de costume, das causas. O Bloco de Esquerda não consegue sair da cepa torta, não consegue falar aos movimentos populares e aquilo que tenta é aprisionar e aproveitar-se de movimentos legítimos e preocupações legítimas”, disse.

O autarca da cidade acusou ainda a coordenadora do Bloco de Esquerda de desconhecer a cidade ao, referindo que o Parque do Covêlo se situa no centro da cidade, “dentro dos limites da VCI, portanto é claramente no centro do Porto”.

A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, considerou que Rui Moreira, "quis boicotar" o dia da Marcha do Orgulho LGBTI+ da cidade, que se realiza esta tarde no centro, rumo à Cordoaria.

A coordenadora do BE falava no arranque da marcha, que se iniciou na Praça da República, com milhares de pessoas no Jardim de Teófilo Braga.

+ notícias: Porto

Metro do Porto com circulação interrompida em toda a rede esta sexta-feira

A circulação do metro do Porto "estará interrompida em toda a rede", devido à greve convocada pelo SMAQ (Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses), anunciou a empresa de transportes através do seu website oficial.

Após constantes atrasos, obras na estrutura na praia do Ourigo já arrancaram e vão durar dez dias

A demolição da estrutura de betão na praia do Ourigo, no Porto, arrancou na manhã desta quinta-feira. Ao que o Porto Canal apurou no local, a empreitada tem uma duração de dez dias.

Concelhia do PS vota hoje nome de Pizarro para a Câmara do Porto – segue depois para votos na distrital

A concelhia do PS do Porto vota esta sexta-feira o nome de Manuel Pizarro para ser o candidato à autarquia portuense nas próximas Eleições Autárquicas de 2025, segundo avançou o jornal Expresso.